Italiano Filippo Grandi substitui António Guterres à frente do Acnur

0
91

12/11/2015

Italiano Filippo Grandi substitui António Guterres à frente do Acnur

Ouvir /

Recém-nomeado foi comissário-geral da Agência da ONU de Assistência a Refugiados Palestinianos; Guterres termina mandato em dezembro após 10 anos de liderança da agência de refugiados da organização.

Filipo Grandi é nomeado numa altura em que a ONU lida com a maior crise migratória e de refugiados. Foto: ONU/Mark Garten

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon nomeou o italiano Filippo Grandi para o cargo de alto comissário da ONU para Refugiados, em substituição de António Guterres.

O português cumpriu este ano uma década à frente da agência e cessa funções em dezembro.

Estados-membros

Em nota, emitida esta quarta-feira, o chefe da ONU disse que a decisão seguiu-se a consultas com representantes dos Estados-membros e a Assembleia Geral já foi informada da decisão.

Grandi foi comissário-geral da Agência da ONU para Assistência a Refugiados Palestinianos, Unrwa, entre 2010 e 2014. Antes foi vice-comissário-geral da agência durante cinco anos.

Crise

A nova indicação ocorre numa altura em que a ONU lida com a maior crise migratória e de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. Cerca de 59,5 milhões de pessoas foram forçadas a deixar as suas casas no fim do ano passado.

De acordo com a organização, 51,2 milhões de pessoas estavam nessa situação em 2013 depois dos 37,5 milhões existentes há 10 anos.

Emergência

O recém-nomeado exerceu o cargo de representante especial adjunto do secretário-geral na Missão das Nações Unidas no Afeganistão, Unama. No Acnur, Grandi foi chefe das operações no Afeganistão e liderou o Escritório Executivo do Alto Comissariado.

A carreira de Filippo Grandi inclui passagens por países como Sudão, Síria, Turquia e Iraque. Ele liderou operações de emergência em nações como Quénia, Benim, Gana, Libéria, República Democrática do Congo e Iémen além da região africana dos Grandes Lagos.

Leia Mais:

Valor de apelos humanitários cresceu 600% em 10 anos

PMA lança aplicativo para ajudar a alimentar crianças sírias

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome