Exploração sexual e violência são assuntos de grande preocupação na ONU

0
79

Exploração sexual e violência são assuntos de grande preocupação na ONU

Ouvir /

Afirmação foi feita pela chefe de Gabinete do secretário-geral da ONU, António Guterres; a diplomata brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti disse que medidas importantes foram adotadas para combater problema.

Maria Luiza Ribeiro Viotti. Foto: ONU/Rick Bajornas (arquivo)

Edgard Júnior, da ONU News em Nova Iorque.

A chefe de Gabinete do secretário-geral da ONU, Maria Luiza Ribeiro Viotti, afirmou que a "exploração sexual e a violência" são assuntos de grande preocupação para António Guterres.

Luiza Ribeiro Viotti fez a declaração a jornalistas na sede das Nações Unidas durante o lançamento do relatório que tem um novo enfoque para prevenir e punir crimes de abusos e exploração sexuais em operações de paz.

Prioridades

Falando em inglês, ela afirmou que "medidas importantes foram tomadas para confrontar o problema, mas ele persiste".

A chefe de gabinete explicou que por isso, o secretário-geral fez do combate à exploração e abusos sexuais uma de suas maiores prioridades.

Assim que assumiu o cargo, em janeiro deste ano, Guterres criou uma força-tarefa para analisar o assunto e recomendar o que deve ser feito para acabar com o problema dentro da organização.

Ações

Maria Luiza Ribeiro Viotti disse que o relatório identificou várias áreas onde são necessárias ações. Há uma ênfase em ações que a ONU pode e deve adotar mas também há uma ênfase na parceria com os Estados-membros.

A chefe de gabinete declarou que este é um assunto que todos devem reconhecer que a ONU não pode lidar sozinha. A organização precisa da cooperação e da parceria dos países.

Ela deixou claro que uma das ideias principais do relatório é "colocar as vítimas em primeiro lugar", como o foco da estratégia. Luiza Ribeiro Viotti falou ainda sobre propostas de como aumentar os esforços de prevenção e de resposta, quando o problema for detectado.

Notícias relacionadas:

Guterres diz que ONU não tolerará abusos sexuais

Vídeo: António Guterres anuncia novo enfoque contra abusos sexuais

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome