Simpósio Nacional de Estudos do Discurso reúne pesquisadores no campus Santa Cruz

0
429

O professor Edson Carlos Romualdo, da Universidade Estadual de Maringá, em participação no Sediuni (Foto: Coorc)

O professor Edson Carlos Romualdo, da Universidade Estadual de Maringá, em participação no Sediuni (Foto: Coorc)

O Simpósio Nacional de Estudos de Discurso (Sediuni) é uma iniciativa conjunta do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Letras da Unicentro. A ideia surgiu como resposta à procura pelos laboratórios de pesquisa que estão atrelados ao mestrado e ao departamento. De acordo com a professora Denise Witzel, coordenadora do simpósio, o tema em discussão faz parte das demandas dos projetos advindos dos laboratórios. “Está tudo ligados aos laboratórios de estudos linguísticos e literários e ao laboratório que está nascendo, que é o de estudos do discurso da Unicentro. Há uma série de projetos e trabalhos – tanto no nível da graduação, com a iniciação científica, conclusão de curso, quanto na pós-graduação, com as dissertações de mestrado – que elegem o discurso como um objeto de análise”, explica.

Apresentação de trabalhos de iniciação científica fazem parte da programação (Foto: Coorc)

Apresentação de trabalhos de iniciação científica fazem parte da programação (Foto: Coorc)

Com pouco mais de 300 inscritos, o simpósio, sediado no campus Santa Cruz da Unicentro, tem como público-alvo alunos da graduação, da iniciação científica, do mestrado e, também, o público externo que tem interesse pela temática. Por ser um evento nacional, diversas pessoas de diferentes estados também estão participando.
Ainda segundo Denise, os três dias de simpósio são para discutir, prioritariamente, as diferentes formas de como são produzidos os sentidos do discurso. “Discurso não é uma coisa muito evidente. Há várias formas de entendê-lo. O senso comum, por exemplo, entende que discurso é aquilo que o político faz quando está no palanque. O lugar dos estudos da linguagem, que é de onde nós analisamos, ele se materializa em diferentes textos, diferentes suportes, diferentes imagens. Depende de quem está falando, onde está falando e com quem está falando”.
Ao longo dos três dias, relata a coordenadora do Mestrado em Letras, professora Maria Cleci Venturini, a programação conta com quatro mesas-redondas, onde serão discutidos assuntos como discurso, mídia e violência; três conferências; com o lançamento de um livro; e com apresentações de trabalhos de pesquisa desenvolvidos por mestrandos e por alunos da iniciação científica
O simpósio segue até a próxima sexta-feira (19). A programação completa está disponível em www.unicentro.br/sieduni2016

Fonte: Coorc Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome