Reitor da Unicentro visita estandes das universidades paranaenses durante Reunião Anual da SBPC

0
18


A extensa programação científica e cultural da 75. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC, teve início nesta segunda-feira (24), no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, que é a anfitriã do evento. Pela manhã, reitores das sete universidades estaduais do Paraná e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, Aldo Bona, se reuniram para conhecer a estrutura e prestigiar as ações das instituições de ensino superior em dois eventos associados ao encontro – a SBPC Jovem e a Expotec. Ambas fazem parte da Reunião Anual há três décadas. Enquanto a SBPC Jovem reúne atividades voltadas aos estudantes do ensino médio, fundamental e técnico, a Expotec concentra expositores dos principais centros de tecnologia, pesquisa e inovação do país, incluindo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e a Fundação Araucária.

Após a visita, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, elogiou a magnitude do evento e das exposições, que contam com mais de 40 estandes no caso da Expotec e com 51 na SBPC Jovem. “Temos aqui universidades representadas de todas as regiões do Brasil, as fundações de amparo à pesquisa, os centros de pesquisa, nacionais e internacionais, agências de inovação, os institutos de tecnologia. Então, nós podemos ver todas as áreas do conhecimento aqui representadas, desde a área da saúde, a tecnologia, as humanidades, as sociais aplicadas, às ciências exatas”, destaca o reitor.

As instituições de ensino superior do Paraná participam da Reunião Anual por intermédio da Seti. Cada universidade teve direito a um espaço exclusivo na SBPC Jovem, como explica o coordenador de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Seti, Fabiano Gonçalves Costa. “Na SBPC Jovem há um destaque das universidades estaduais porque nós temos sete estandes – portanto, está presente a UEL, a UEM, a Unioeste, a UEPG, a Unicentro, a Unespar e a UENP. Essas universidades estão com um grupo de alunos, professores e agentes universitários demonstrando, na prática, os seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, mas pensando em um público jovem”.

O secretário Aldo Bona salienta que a presença das universidades na Reunião Anual da SBPC demonstra a robustez do ensino superior paranaense, que é, proporcionalmente, o maior sistema de ensino superior do país. “É uma grande vitrine, tanto do ponto de vista de mostrar o que as nossas universidades fazem como ciência, como mostrar também o que elas fazem como formação de recursos humanos e como oportunidade de curso superior para grande parte dos visitantes aqui da feira”. Ele ainda complementa que a visita aos estandes junto aos reitores representa a unicidade do ensino paranaense. “As instituições estão em sintonia, não há competição entre elas. Pelo contrário, há colaboração entre as universidades. Este congraçamento com todos os reitores é, também, a evidência disso que na prática acontece – as universidades trabalhando em conjunto. Nós estamos desenvolvendo projetos importantes de sintonizar o trabalho das universidades com as demandas de desenvolvimento do Estado e isso tem garantido cada vez mais a unidade do sistema”, conclui.



Fonte

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome