Reitor da UFFS visita Unicentro para agradecer cessão de espaço em Laranjeiras do Sul

0
196

Osmar e Aldo, reitor e vice da Unicentro, Jaime e Janete, reitor e diretora de campus da UFFS (Foto: Coorc)

Osmar e Aldo, reitor e vice da Unicentro, Jaime e Janete, reitor e diretora de campus da UFFS (Foto: Coorc)

O reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, recebeu, essa semana, o reitor da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), Jaime Giolo, e a diretora do campus da UFFS de Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel. Eles estiveram na reitoria para agradecer o período em que a Universidade Estadual do Centro-Oeste cedeu parte das estruturas do campus avançado de Laranjeiras do Sul para a instituição federal, no início de suas atividades.
“Nós nos utilizamos do prédio, construído pela prefeitura de Laranjeiras do Sul para abrigar a Unicentro, de 2012 até agora, quando vamos entregar os espaços que ocupamos. A universidade nos cedeu salas para que nossos alunos assistissem aulas e, também, para as atividades administrativas, enquanto nossas próprias estruturas não estavam prontas e disponíveis”, explicou Janete.
Para o reitor da UFFS, o desprendimento e a compreensão da Unicentro de que a instalação de um dos campus da UFFS em Laranjeiras do Sul ajudaria no desenvolvimento de toda a região, trabalho que vinha sendo feito pela universidade, foi fundamental para o começo da história da instituição. “As instituições universitárias, elas têm como característica as interconexões, as intercomunicações e os projetos coletivos. Independente da natureza delas – públicas ou privadas; municipais, estaduais ou federais. Instituições públicas como são as nossas – a UFFS no âmbito federal e a Unicentro estadual – mostraram, ao trabalhar em parceria, que é possível a conjugação de esforços para o bem público, da maioria”, avaliou Jaime Giolo.

Dirigentes agradeceram cessão de prédio da Unicentro para atividades da UFFS de Laranjeiras do Sul, entre 2012 e 2016 (Foto: Coorc)

Dirigentes agradeceram cessão de prédio da Unicentro para atividades da UFFS de Laranjeiras do Sul, entre 2012 e 2016 (Foto: Coorc)

A devolução do prédio não significa o fim da parceria entre as universidades e as duas instituições de ensino superior são categóricas ao afirmar que continuarão com o propósito de desenvolver projeto conjuntos. “Nós estamos, por exemplo, buscando modos de utilização compartilhada de laboratórios. Se o intuito é o mesmo, não faz sentido empregarmos recursos em duplicidade. A utilização coletiva pode propiciar que tenhamos mais e diferentes espaços pedagógicos para os acadêmicos de ambas as instituições”, explicou Aldo Bona.
Além disso, já estão em andamento projetos de pesquisa comuns, atividades relacionadas ao Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) conjuntas e, também, ações ligadas ao curso de Educação para o Campo. “Sou uma defensora de que nós não devemos dividir, nós devemos somar sempre a partir das experiências que cada um traz”, afirmou Janete. ” Se nós somarmos esforços, o uso do dinheiro público será potencializado e nós teremos melhores resultados”.

Fonte: Coorc Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome