Docente de Nutrição da Unicentro ganha prêmio ‘Ciência nos primeiros 1000 dias’

0
150

Docente de Nutrição da Unicentro ganha prêmio ‘Ciência nos primeiros 1000 dias’Publicado 19 de novembro de 2015 | Por coorc

A professora Priscilla Negrão de Moura, do Departamento de Nutrição da Unicentro, no campus Cedeteg, ganhou o prêmio ‘Ciência nos primeiros 1000 dias’, organizado pela multinacional Danone. O objetivo da premiação é incentivar o desenvolvimento de pesquisas científicas com temas relacionados aos dois primeiros anos de vida dos bebês.

A professora inscreveu parte de sua tese de doutorado, que ainda está em andamento, e tem a intenção de diminuir as manifestações alérgicas em crianças de até um ano de idade. Para ela, o diferencial do seu estudo está no método como foram realizas as análises.

“O diferencial da pesquisa, inédita, é justamente utilizar os exames de IgE (imunoglobulina E), os exames de sangue, porque pesquisadores na Itália já fizeram alguma coisa parecida com o prebiótico, só que eles só fizeram com o questionário de dados clínicos. A gente, além do questionário dos dados clínicos, também utilizou os dados dos exames de sangue de IgE total e específicas. Esse foi o grande diferencial dessa pesquisa, que claro que custou muito mais, foi mais difícil, só que está vindo com dados mais sensíveis do que se tem aí no mundo todo sobre esse assunto”, explica.

O prêmio da Danone foi dividido em três categorias e aberto para pesquisadores de todo o Brasil. Na primeira seleção foram escolhidos os 10 melhores trabalhos de cada categoria, para serem apresentados em São Paulo. Então, depois dessa apresentação, seria anunciado os primeiros colocados das três categorias. Entretanto, a Priscilla conseguiu o primeiro lugar de forma direta, na categoria ‘Pesquisa Clínica’, sem precisar participar da semifinal. “A gente já foi apresentar em São Paulo como primeiro lugar na categoria, como melhor pesquisa do ano na categoria clínica. A gente ficou bem realizado, fiquei realizada e feliz. Não é fácil fazer a pesquisa, além de custar muito dinheiro, também custa muito tempo, é muito difícil, tive várias dificuldades, e um reconhecimento desse, do mérito, de todo trabalho que eu tive, de todas as preocupações, sempre é gratificante e muito feliz”, comemora.

10002

Clique na imagem para ver o resumo da pesquisa “Suplementação de prebióticos na prevenção de sensibilização alérgica”.

Fonte: Unicentro – Coorc

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome