Campus Irati sediou o IV Colóquio Educação Física e Ciências Sociais em Diálogo

0
103

Campus Irati sediou o IV Colóquio Educação Física e Ciências Sociais em DiálogoPublicado 14 de novembro de 2016 | Por ariane A quarta edição do Colóquio foi realizada em Irati (Foto: Marina Lukavy)

A quarta edição do Colóquio foi realizada em Irati (Foto: Marina Lukavy)

Com o tema “Práticas corporais, educação e os desafios da contemporaneidade”, o IV Colóquio Educação Física e Ciências Sociais em Diálogo foi realizado no campus Irati da Unicentro. O encontro reuniu alunos, professores e pesquisadores de várias instituições de ensino superior brasileiras. O coordenador-geral do evento, professor Emerson Velozo, do Departamento de Educação Física de Irati, lembra que, como a área trabalha com corpo e movimento, existe a tradição de se estabelecer diálogo com a Biologia na compreensão da fisiologia do exercício, dentre outras questões. Por outro lado, existe o diálogo com a área das Ciências Sociais e Humanas, que é o foco específico do Colóquio.
“O próprio corpo e as manifestações culturais do movimento humano são produtos da história, da cultura e das sociedades. Então, existem estudos de que é possível compreender as manifestações corporais a partir da História, da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia, que são, então, interfaces da nossa área. Essas outras metodologias e olhares, por vezes, também são emprestados pelo campo da Educação Física para que possamos compreender melhor o nosso objeto de estudo”, ressalta Velozo.

Professor Emerson destacou a proximidade da área com o campo da educação (Foto: Marina Lukavy)

Professor Emerson Velozo destacou a proximidade da área com o campo da educação (Foto: Marina Lukavy)

O professor explica ainda que este é um Colóquio que tem se tornado itinerante. A primeira edição foi realizada em 2009, na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), local onde também foi realizado o segundo colóquio em 2012, com o tema “Educação Física e suas relações com o lazer”. Em 2014, foi realizado na cidade de Santos, também no estado de São Paulo, e trabalhou a temática “Educação Física e Saúde”. Nesta ocasião, a Unicentro se candidatou a sediar o evento em 2016.
“Nós temos aqui no campus de Irati um curso de licenciatura e a nossa relação mais específica é com o campo da educação. Também temos a inserção tanto de docentes, como de alunos, em programas de pós-graduação em Educação. Assim, nosso vínculo mais específico é com o campo da Educação. Neste sentido, procuramos tematizar as práticas corporais, a Educação e os desafios da contemporaneidade com o mundo em que vivemos, o momento presente afetado por determinadas dinâmicas políticas, sociais, culturais, que influenciam diretamente na forma como as práticas corporais estão disponíveis na sociedade e são acessadas pelas pessoas, sejam elas praticantes, expectadores ou consumidores de tais práticas”, afirma o professor.

Alunos, professores e pesquisadores de várias instituições estiveram presentes (Foto: Marina Lukavy)

Alunos, professores e pesquisadores de várias instituições estiveram presentes (Foto: Marina Lukavy)

Velozo acrescenta que a Educação Física tem a própria história vinculada à Educação. Para ele, vivemos num momento em que é fundamental discuti-la, principalmente, a questão do acesso ao serviço público e a garantia do direito aos indivíduos a educação, que é uma questão histórica que precisa ser preservada.
“É justamente o fortalecimento do debate da relação da Educação Física com as Ciências Sociais e Humanas que pode garantir um projeto de manutenção de uma Educação que seja de qualidade, pública e que possa formar um indivíduo mais preparado para viver numa sociedade que seja democrática e republicana. Então, é isso que queremos: ter a garantia de que as manifestações corporais do movimento produzidas ao longo da história se perpetuem, sejam garantidas dentro do espaço escolar e nos demais segmentos da sociedade”, complementa o professor.

Postado em noticiasFonte: Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome