Gibraltar: guerra de nervos entre Londres e Madrid

0
67

Gibraltar: guerra de nervos entre Londres e Madrid

Por

Miguel Martins

Publicado a 03-04-2017

media
O rochedo de Gibraltar.
Getty Images/Jose Fuste Raga

A abertura na semana passada das negociações entre Londres e Bruxelas a propósito da saída do Reino Unido da União Europeia acaba de tropeçar no obstáculo Gibraltar, território administrado por Londres e reivindicado por Madrid.

A polémica estalou quando na sexta feira Bruxelas publicou um projecto de orientação de negociações sobre a saída a prazo do Reino Unido da União Europeia.

O documento estipula que a Espanha deve dar sinal verde para a aplicação do futuro acordo sobre o Brexit neste território sob administração britânica do sul da penísula ibérica.

As autoridades do rochedo de 30 000 habitantes denunciam um assédio de Madrid receando um projecto de co-soberania sobre Gibraltar e insistem na manutenção dos laços com Londres.

O ministro britânico para o Brexit avistou-se hoje na capital espanhola com o chefe da diplomacia de Madrid e tentou acalmar a situação, anteriormente Boris Johnson, ministro dos negócios estrangeiros do Reino Unido, lembrara que Gibraltar não estava à venda.

Londres garante total apoio ao território reivindicado por Madrid com as autoridades locais a lembrarem que no passado Margaret Thatcher não hesitara em intervir militarmente nas Malvinas para defender os interesses dos britânicos.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome