Fundador da Amazon divulga novo foguete para turismo espacial

0
253
  • Tweeter

Nave Espacial

Amazon

Fundador da Amazon divulga novo foguete para turismo espacial

Por

RFI

mediaA Blue Origin divulgou detalhes do foguete New Glenn, com um gráfico comparativo com outras naves orbitais.
blueorigin.com

A sociedade aeroespacial Blue Origin prevê a construção de um foguete de grande potência, quase tão grande quanto o Saturno V, do programa Apollo de conquista da lua, anunciou nesta segunda-feira (12) o milionário americano Jeff Bezos, dono e fundador da empresa. Ele também é proprietário da Amazon e do jornal The Washington Post.

O foguete New Glenn – em homenagem a John Glenn, primeiro americano a orbitar a Terra – será composto de dois ou três partes, com sete metros de diâmetro e sete motores usando gás natural e oxigênio líquido. O primeiro andar será reutilizável.

O New Glenn vai transportar satélites e humanos, fazendo assim concorrência às empresas americanas SpaceX e Boeing, que estão desenvolvendo projetos similares, ou ainda a francesa ArianeSpace, para a colocação de satélites em órbita.

Por enquanto, a Blue Origin lançou o New Shepard, um foguete bem mais modesto, com 20m de altura. A nave alcança apenas a fronteira do espaço, com voos suborbitais inferiores a 100km de altitude.

Voos de turismo devem acontecer até o final da década

Em um blog no site do Washington Post, Bezos afirma que o New Glenn estará apto a voar até o final da década. “Nossa visão de futuro é de milhões de pessoas vivendo e trabalhando no espaço, e por isso o New Glenn é uma etapa muito importante”, declarou.

A Blue Origin, que pretende igualmente desenvolver o turismo orbital, vai fazer um teste de voo suborbital no próximo mês, segundo o blog, coincidindo com o teste de outro concorrente, o Virgin Galactic do milionário britânico Richard Branson.

O dono da marca Virgin retomou na semana passada os testes de voos, com a nova nave SpaceShipTwo, cujo objetivo é levar passageiros pagantes à fronteira do espaço. Em novembro de 2014, um acidente com um protótipo matou o piloto.

O anúncio da Blue Origin é feito menos de duas semanas após a explosão ainda sem explicação do propulsor Falcon 9, da SpaceX, do milionário Elon Musk, na sua base de lançamento na Florida, durante teste de motores, o segundo acidente em quinze meses.

A SpaceX pretende uma forte redução dos custos de acesso ao espaço. Os rápidos avanços da empresa mexeram com o setor, mas o próximo teste do propulsor Falcon Feavy ainda deve demorar meses.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome