França reafirma desejo de fechar campo de migrantes em Calais

0
38
  • Tweeter

França

Calais

Migrantes em Calais

Bernard Cazeneuve

França reafirma desejo de fechar campo de migrantes em Calais

Por

RFI

mediaO campo de migrantes de Calais, que recebeu um recorde de entradas durante o verão francês de 2016.
REUTERS/Pascal Rossignol

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, reafirmou nesta sexta-feira (2), a intenção de fechar definitivamente o acampamento de migrantes em Calais, conhecido com a "Selva".

Cazeneuve afirmou que o desmantelamento do acampamento será feito com "método" e "controle". O ministro do Interior declarou ainda durante discurso dessa sexta-feira (2) em um quartel da polícia de Calais que será "através da perseverança e método que alcançaremos uma solução eficaz até que o encerramento definitivo do campo, que espero ser o mais rápido possível".

Este é, na verdade, uma tentativa para obter ganho de causa junto ao Conselho de Estado francês sobre o encerramento de uma área de comércios informais localizado ao norte do local, um pedido invalidado pelo Tribunal Administrativo de Lille em 12 de agosto, e para acelerar a criação de um Centro de Recepção e Orientação (CAO) e um Centro de Apoio para requerentes de asilo (CADA). O passo final do processo seria o desmantelamento do acampamento em si.

A creche Jules Ferry (que oferece chuveiros, refeições e 400 camas à noite para mulheres e crianças) e do Centro de Atendimento Provisório (PAC), espaço com 1,5 mil dormitórios, ambos no acampamento de Calais, não seriam afetados de imediato, de acordo com fontes próximas ao ministro.

A população do campo alcançou um número recorde neste verão na França: são atualmente 6,9 mil migrantes em Calais de acordo com o governo, 9 mil de acordo com associações humanitárias, causando protestos e pedidos de desmantelamento por parte de setores econômicos e políticos locais.

O ministro Bernard Cazeneuve chamou o Centro de Recepção e Orientação (CAD) e o Centro de Apoio para requerentes de asilo (CADA) de "nó" da política do governo sobre o tema da imigração: segundo ele, "desde 27 de Outubro de 2015, 5.528 pessoas foram apoiadas; 80% deles pediram asilo na França ", finalizou.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome