ONU cita partilha de informação como essencial em questões para manter a paz

0
54

31/12/2015

ONU cita partilha de informação como essencial em questões para manter a paz

Ouvir /

Declaração presidencial do Conselho de Segurança destaca falta de colaboração entre o órgão, os países que contribuem com forças de paz e o secretariado da organização.

Soldados da paz em Juba, no Sudão do Sul. Foto: ONU/JC McIlwaine

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Conselho de Segurança da ONU emitiu esta quinta-feira uma declaração presidencial que destaca a importância de haver uma maior colaboração sobre questões de manutenção da paz.

O órgão teve em conta a observação do Painel Independente de Alto Nível e do secretário-geral, segundo o qual a “falta de diálogo eficaz” gerou frustração e prejudica a execução de mandatos. O grupo de especialistas foi presidido pelo antigo presidente de Timor-Leste, Ramos Horta.

Tropas e Polícias

A observação envolve a chamada “cooperação triangular” como é conhecida a relação entre o Conselho de Segurança, os países que contribuem com tropas e polícias para as missões de paz e o secretariado da ONU.

A declaração destaca que faltam consultas do grupo sobre questões essenciais relacionadas à conduta e disciplina nas operações de paz.

Conduta e Disciplina

O Conselho aponta como áreas que exigiam uma colaboração além da emissão de mandatos as questões de segurança das tropas de paz, de género e da conduta e disciplina incluindo alegações de abuso e exploração sexual.

Os outros temas mencionados incluem a implementação da proteção em mandatos civis e a capacidade, o desempenho, os equipamentos e as restrições nacionais.

O documento segue-se a promessas do secretário-geral de ação urgente após receber as recomendações de um painel independente sobre alegações de abuso e exploração sexual de tropas internacionais na República Centro-Africana.

Leia Mais:

Ban promete agir após painel indicar falha da ONU na resposta a abusos

Ban quer mais cooperação para reforçar operações de paz

Painel apresenta em dezembro relatório sobre República Centro-Africana

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome