Enviado especial à Síria condena ataque com foguetes a civis em Alepo

0
29

30/10/2016

Enviado especial à Síria condena ataque com foguetes a civis em Alepo

Ouvir /

Em nota, Staffan de Mistura diz que ofensiva, que partiu de grupos da oposição contra bairros do oeste da cidade nas últimas 48 horas, pode constituir crime de guerra.

Staffan de Mistura. Foto: ONU/Anne-Laure Lechat

Monica Grayley, da Rádio ONU.

O enviado especial da ONU à Síria afirmou que está chocado e ultrajado com o alto número de foguetes que estão sendo lançados contra áreas de moradores de Alepo.

Em nota, Staffan de Mistura disse que ofensiva ocorreu neste fim de semana por grupos armados da oposição.

Crianças

Segundo ele, há relatos fidedignos de que mais de 100 pessoas podem ter sido mortas nos ataques incluindo crianças. Centenas teriam ficado feridas por causa dos atentados deliberados.

Para Mistura, aqueles que argumentam que a ação é para acabar com o cerco ao leste da cidade devem se lembrar primeiro que nada justifica o uso desproporcional de armas.

Segundo o enviado especial da ONU, a utilização indiscriminada de armamentos em áreas de moradores pode constituir crime de guerra.

Staffan de Mistura também condenou os ataques recentes a escolas na Síria. Ele disse que civis, em ambos os lados do conflito, estão sofrendo com o que ele chamou de tentativa "fútil, mas mortal" de controlar a cidade.

Para o enviado, é hora de promover um cessar-fogo estável para a antiga cidade síria.

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome