Nesta quinta-feira (8), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) sediou o evento de integração dos Escritórios Regionais de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, conhecidos como Projetek, do estado do Paraná. A iniciativa, promovida pela Diretoria de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), visa fomentar a colaboração entre as instituições de ensino superior, proporcionando um espaço para troca de experiências e a construção de um plano de ação coletivo para fortalecer os projetos em andamento.
Criado pelo Governo do Estado, o Projetek surgiu como resposta à necessidade de impulsionar a inserção de projetos em Building Information Modeling (BIM), uma nova modelagem de projetos de construção. Em sua fase inicial, o Projetek foca em projetos de edificações, abrangendo desde obras novas até o levantamento do patrimônio já existente para adaptação à nova metodologia, uma vez que a transição para o BIM torna-se obrigatória para a maioria das obras públicas.
O diretor de Ciência e Tecnologia da Seti, Marco Aurélio Pelegrina, ressaltou a relevância do projeto na formação de mão de obra em Building Information Modeling e seu impacto social nos municípios. “O Projetek é o maior projeto de formação de mão de obra em BIM do país e isso é um destaque. A maioria dos municípios do estado do Paraná não têm engenheiros e arquitetos no seu corpo técnico. Por isso, o fato da universidade prover esses projetos dinamiza a economia do município, porque a cidade é capaz de executar aquela obra gerando emprego e renda, além de dar um resultado para a população”.
Pelegrina também mencionou a expansão planejada para os projetos fornecidos pelo Projetek para este ano e como o escritório torna-se vantajoso para o estado. “A meta agora é ampliar a execução de projetos de edificações para o maior número de municípios. As entregas somam um número significativo de projetos e, pelo custo dos Projeteks, os benefícios que nós temos, desde a formação de mão de obra, da organização dos laboratórios das universidades, até os benefícios intangíveis, o custo do nosso projeto fica bem abaixo do custo de mercado”, relata.
Professores e coordenadores compartilham experiências e expectativas
Melissa Cuco, coordenadora do Projetek na Unicentro, explicou que o principal objetivo do evento de integração é compartilhar experiências e avanços, buscando um plano de ação coletivo para implementar em todos os Projeteks. Ela destacou a meta de fornecer projetos para municípios com menos de 30 mil habitantes e a busca por aprimorar a dinâmica de trabalho. “Nós queremos alinhar o nosso fluxo de trabalho, visando melhorar a entrega, tentando corrigir e alinhar as experiências de cada um dos Projeteks, para que possamos entregar o projeto para os municípios já completo, para que eles consigam captar recursos, abrir licitação e todos os outros processos”, disse.
A integração contou com a presença de diversos profissionais envolvidos nos Projeteks, incluindo Ricardo Rocha de Oliveira, que assumiu recentemente a assessoria da Diretoria de Ciência e Tecnologia e coordenação geral do Projetek. Durante o evento, ele mencionou sua longa trajetória como engenheiro civil e falou sobre a importância de modernizar as práticas laboratoriais e de software nas universidades públicas.
Além disso, Oliveira reconheceu a importância do evento para o futuro dos Projeteks e se colocou à disposição dos escritórios para contribuir com visitas técnicas. “Hoje vamos trocar experiências, boas práticas e tudo de bom que possamos absorver uns com os outros. Um dos compromissos é que eu possa fazer contato, passar alguns dias com as equipes e entender quais as dificuldades de cada grupo”, comenta.
O engenheiro apontou os desafios que terá pela frente e destacou o compromisso do Projetek em qualificar profissionais para o futuro e melhorar infraestruturas, especialmente em pequenos municípios. “Sei que vamos ter dificuldades, mas o que eu puder contribuir com minha experiência, eu farei. O Projetek tem todo esse viés de qualificar os profissionais do futuro, melhorar as infraestruturas que possam ser utilizadas pelos nossos cursos, mas ele tem um compromisso de entrega efetiva dos projetos para pequenos municípios e há essa necessidade. Por isso, o Projetek é uma prioridade”.
Adalberto Dias, coordenador do Projetek na Universidade do Estado do Paraná (Unespar), compartilhou as peculiaridades da instituição multicampi, detalhando o processo de instalação do Projetek e a consolidação do projeto. O profissional enfatizou a importância da integração para superar desafios técnicos e trocar experiências. “Eu entendo este momento como muito positivo, porque além de nós podermos compartilhar com os colegas aquilo que a gente vem fazendo, o que deu certo e o que não deu certo, nós temos ainda hoje algumas dificuldades, de ordem técnica, inclusive. Então, a integração é importante porque nos permite trocar ideias e buscar conjuntamente ações que possam solucionar esses problemas que não devem ser só da Unespar, mas também de todas as co-irmãs”, relata.
Resultados concretos e expectativas para o futuro
Ao longo do evento, foram compartilhadas experiências, boas práticas e desafios enfrentados pelos Escritórios Regionais de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. A expectativa é que a integração resulte em melhorias significativas nos processos de entrega de projetos para os municípios, fortalecendo a atuação desses escritórios regionais e contribuindo para o desenvolvimento sustentável em todo o estado do Paraná. A colaboração entre as universidades, aliada ao comprometimento dos coordenadores e professores, promete impulsionar ainda mais o impacto positivo dos Projeteks na sociedade paranaense.