A Pró-Reitoria de Recursos Humanos, em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento, por meio do Programa de Valorização e Relacionamento dos Servidores da Unicentro (Provars), realizou, na última quarta-feira (15), o curso de NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.
Ministrado pelo engenheiro eletricista Edson Luiz Schultz, pelo enfermeiro Carlos Eduardo dos Santos e pelo engenheiro de segurança do trabalho Elias Trevisan, o curso iniciou no mês de março e teve duração de 40 horas divididas em seis encontros.
O curso básico de segurança em instalações e serviços com eletricidade visa estabelecer e atender os requisitos da norma regulamentadora e do Programa de Gerenciamento de Riscos da Unicentro. O pró-reitor de Recursos Humanos, Robson Ferras, destaca que o curso garante aspectos legais e regulamentares, tendo em vista que é uma obrigação legal por parte do empregador e dos órgãos de modo geral, oferecer treinamentos referentes à medicina e segurança do trabalho. “Outra importância do curso ofertado se refere à capacitação técnica dos servidores que trabalham nesta área. Então, por meio da qualificação ofertada, os servidores puderam ampliar seus conhecimentos de forma que estejam melhor preparados para atuar frente a esta importante ação de trabalho dentro da Universidade”, pontua.
Entre os pontos abordados no curso estavam a introdução à segurança com eletricidade; riscos em instalações e serviços com eletricidade; técnicas de análise de risco; medidas de controle do risco elétrico; regulamentações do Ministério do Trabalho e Emprego; equipamentos de proteção coletiva; equipamentos de proteção individual; rotinas de trabalho, procedimentos e documentação de instalações elétricas; riscos adicionais; proteção e combate a incêndios; acidentes de origem elétrica; e primeiros socorros. “Este curso é mais uma agenda que compõe o Programa de Valorização e Relacionamento dos Servidores da Unicentro, expressando a preocupação que a gestão da universidade tem em ofertar ações que sejam de interesse institucional e também dos servidores que compõem o quadro de pessoal da universidade”, finaliza Robson.