Um espaço fundamental para a formação acadêmica e que beneficia toda a população. Essa é a importância do novo Serviço-Escola de Psicologia (Sepsico), inaugurado nesta sexta-feira (25) no Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A solenidade de inauguração reuniu comunidade universitária, representantes da sociedade civil, profissionais da saúde, autoridades e lideranças políticas para celebrar o momento.
Para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, o evento lotado representa que essa é uma conquista não só do Câmpus de Irati, mas de toda a região. “Nós sabemos hoje do papel do psicólogo, do quanto este profissional está sendo demandado pela nossa população. Ter um espaço onde o paciente se sinta acolhido, onde ele pode ser muito bem assistido, isso nos deixa muito felizes”, afirma o reitor.
No total, foram mais de R$ 2,4 milhões aplicados na obra com recursos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio de convênio articulado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). Outros R$ 500 mil em móveis e equipamentos foram comprados com verba da Seti, pasta que se comprometeu ainda a fazer uma complementação orçamentária para novas aquisições.
“Nós estamos fazendo um grande trabalho de investimento nas universidades que têm cursos de Saúde e na Unicentro não é diferente. Nós estamos investindo tanto no ambulatório de Medicina e dos cursos lá em Guarapuava como também aqui em Irati com uma nova clínica, zero quilômetro, para toda a área da Psicologia. Com isso nós estamos nos aproximando mais das pessoas através das nossas universidades públicas”, enfatiza Beto Preto, secretário de Saúde.
Como lembra o professor Aldo Nelson Bona, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o local próprio era uma demanda antiga do Departamento de Psicologia (Depsi), que até então dividia espaço com a Clínica-Escola de Fonoaudiologia no câmpus.
“É algo que incrementa a formação dos psicólogos, mas que, sobretudo, potencializa bastante a capacidade de atender as demandas da comunidade. Então é um processo de formação aliado ao atendimento à população e ao atendimento dentro da estrutura de saúde pública, o que potencializa ainda mais o cumprimento do papel da universidade”, ressalta o secretário.
“O Serviço-Escola é o centro de articulação de todas as práticas profissionalizantes específicas do curso, ele materializa essa formação”, define a professora Michele Cervo, coordenadora administrativa do Sepsico.
Espaço deve beneficiar toda a comunidade da região por meio de atendimentos psicológicos e dos projetos desenvolvidos pelo curso. (Foto: Coorc)
Segundo ela, agora vai ser possível ampliar e qualificar as atividades que já são desenvolvidas, entre elas as da Clínica-Escola de Psicologia. “A gente vai fornecer psicoterapia, aconselhamentos psicológicos, orientação profissional, acompanhamento ao sofrimento de pessoas que têm agravos decorrentes de situações de trabalho, entre outras ações, que abrangem diferentes públicos – crianças, adolescentes, adultos, idosos”, cita Michele como exemplos.
Chefe do Depsi, a professora Cláudia Regina Magnabosco Martins reforça que a inauguração da nova estrutura é um momento importante que referenda a concepção generalista do curso da Unicentro, que busca contemplar diversas áreas de atuação.
“Hoje, nós temos condição de ofertar serviços à comunidade nos diferentes locais em que já atuamos, nas instituições e órgãos públicos e privados, mas também fazemos isso dentro da própria universidade, agora com salas mais adequadas, com um fluxo de atendimento adaptado, o que favorece uma formação bastante ampla e com possibilidades no mercado de trabalho condizentes com essa amplitude. É um grande ganho simbólico e concreto ter isso em um único local”, salienta a chefe do Depsi.
Com mais de 800m² de área construída, o novo Serviço-Escola conta com diferentes espaços, como consultórios, salas para atendimentos em grupo, auditório, sala de reuniões, recepção, vestiário, copa e banheiros acessíveis.
“É uma obra bonita, espaçosa, que trará boas condições de atendimento à nossa comunidade e fortalece a formação dos nossos alunos, aproximando ainda mais os nossos acadêmicos da nossa comunidade, repercutindo assim no nosso compromisso social com a nossa região”, avalia o professor Ronaldo Maganhotto, diretor do Câmpus de Irati.
Essa perspectiva é corroborada pelo prefeito de Irati, Emiliano Gomes. “A Psicologia da Unicentro é um dos cursos referências no estado do Paraná. A gente fica muito feliz enquanto gestão de ter esse espaço que vai promover um avanço técnico para o curso e para todos os profissionais da área que vão fazer um trabalho integrado junto com a comunidade”, afirma o gestor municipal.
De acordo com o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, com a entrega do novo Serviço-Escola, a universidade mais uma vez reitera o seu comprometimento com a educação e com a sociedade.
“Nós temos certeza que com a qualidade dos nossos professores, dos nossos agentes universitários, dos nossos estudantes, nós vamos conseguir fazer um trabalho com qualidade. Vamos poder ampliar esse serviço de atendimento psicológico, ainda mais em um momento como hoje, que nós vemos que a saúde mental é muito importante na vida das pessoas”, pontua o vice-reitor.
As fotos do evento estão disponíveis no Banco de Imagens da Unicentro
Por Wyllian Correa
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.