Unicentro envia 12 estudantes para mobilidade no Canadá

0
4


Entre os meses de maio e junho, 12 estudantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) embarcam para o Canadá para participar do programa de mobilidade acadêmica Mitacs Globalink. Durante três meses, eles desenvolverão pesquisas em instituições canadenses de ensino superior, reconhecidas pela excelência acadêmica e científica. Esta é a maior delegação de alunos da Unicentro a participar do programa simultaneamente, marco que evidencia o fortalecimento do processo de internacionalização da universidade. “O grupo que está indo agora é um grupo excepcional. São alunos exemplares que, certamente, trarão muitos resultados, podendo contribuir muito com os projetos que estão inseridos e, mais do que isso, trarão muitas experiências para cá”, avalia o diretor de Acordos de Cooperação e Mobilidade Internacional da Unicentro, Adriano Machado.

A diversidade dos cursos representados e das temáticas de pesquisa é um dos destaques desta edição. Os projetos abrangem áreas como economia, engenharia ambiental, medicina, veterinária, comunicação, história, fisioterapia, ciência da computação e química. Cada estudante foi aceito por uma instituição diferente no Canadá, o que amplia ainda mais o alcance da atuação acadêmica internacional da Unicentro.

Entre os selecionados, está a estudante de Ciências Econômicas Beatriz Amulinari Cardoso Szwarc. O projeto desenvolvido pela acadêmica terá como foco a inovação industrial. “É um estudo de caso em empresas do Quebec, na cidade de Sherbrooke, voltado para inovação e indústria 4.0. Acredito que vai ser uma oportunidade muito boa para aprofundar o projeto que já desenvolvo aqui na Unicentro”, explica.

Já Fabiana Stadler Tonon, do curso de Medicina Veterinária, vai atuar em um estudo voltado à segurança no trabalho de profissionais da área. “Meu projeto é sobre ergonomia de veterinários realizando o exame de claudicação equina. Vamos fazer várias análises, avaliar os riscos e tentar reformular um teste que seja mais seguro para o humano e para o animal. As expectativas são de aprender muito, adquirir muita experiência e, quem sabe, dar um salto na minha carreira”, projeta.

A participação no programa Mitacs Globalink integra a política de internacionalização da Unicentro, que tem investido na ampliação de oportunidades para que seus estudantes vivenciem experiências acadêmicas em instituições do exterior, fortalecendo o compromisso com a formação dos estudantes. “Isso mostra a qualidade dos nossos estudantes, a qualidade dos nossos cursos, mostrando que a Unicentro está atingindo novos países, novos lugares, sendo reconhecida através da sua excelência no ensino superior em instituições de países desenvolvidos, como é o Canadá”, avalia o reitor Fábio Hernandes.

Além de Beatriz e Fabiana, os estudantes Kayla Lima (Jornalismo); Yan Gabriel Reis Oliveira (Ciência da Computação); Paula Vitória Ruaro Soares (Química); Isabelle Marques de Paula e Silva (Jornalismo); Juan Vitor Pinheiro da Silva (Publicidade e Propaganda); Rafael Giloni (História); Vitória de Paula Santos (Medicina); Maria Eduarda Merith Claras (Fisioterapia); Luiza Marinho Lopes (Medicina); e Regiane da Silva Taborda (Engenharia Ambiental) também foram selecionados para o programa Mitacs Globalink.

 

 

Por Maíra Machado


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

 



Fonte

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome