Nesta semana, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) designou as novas chefias para os departamentos pedagógicos da instituição. A designação aos cargos de chefe e vice-chefe foi marcada por três solenidades, uma em cada câmpus universitário. Os docentes eleitos assumem agora um mandato de dois anos.
Cerimônias em Guarapuava e Irati marcam o início da gestão de 41 departamentos (Foto: Coorc)
Reitor da Unicentro, o professor Fábio Hernandes reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelos departamentos. “A chefia é o principal elo entre os estudantes e a administração da universidade. São os chefes que recepcionam os estudantes, que fazem todo o levantamento das necessidades dos alunos, dos professores e do curso. Então hoje a Unicentro é tão bem conceituada graças ao apoio deles”, enfatiza.
As cerimônias tiveram início na quinta-feira (13). A primeira delas foi no Câmpus Cedeteg, pela manhã, seguida pela solenidade no Câmpus Santa Cruz, à tarde. Já na sexta-feira (14) foi a vez do Câmpus de Irati.
Para o vice-reitor, professor Ademir Fanfa Ribas, a solenidade é principalmente um momento de agradecimento às novas e antigas chefias. “É uma gratidão àqueles que estiveram até agora e doaram suas energias, seu tempo e esforços para atender o departamento. Nós sabemos que é uma responsabilidade grande, com uma quantidade de tarefas consideráveis. Então esperamos que sejam dois anos de muita qualidade, de muitos bons resultados e que a gente possa continuar transformando a universidade”, afirma.
Representando os chefes nomeados, o professor Oséias de Oliveiras falou sobre as expectativas para a gestão à frente do Departamento de História de Irati. “Nós temos desafios internos e externos, mas estamos dispostos a seguir com o trabalho que já vem sendo feito pelos colegas. Nosso curso é um dos primeiros a se instalar aqui, então o que queremos é conseguir caminhar no mesmo ritmo em que a instituição tem trabalhado”, comenta.

Chefes e vice-chefes eleitos estarão à frente dos departamentos pelos próximos dois anos (Foto: Coorc)
Também eleita, a professora Daniela do Amaral Oliveira Gardin, chefe do Departamento de Secretariado Executivo, evidenciou o compromisso com o corpo discente e com uma gestão humanizada. ‘’Buscar as demandas dos alunos é um dos maiores desafios. É claro que tem também os desafios da burocracia, o que é normal, mas a questão maior são as pessoas’’, reflete.
O diretor do Câmpus Cedeteg, professor Ricardo Miyahara, também ressaltou o papel estratégico dos departamentos pedagógicos. “São profissionais que desempenham um papel fundamental na nossa instituição. Eles são a ponte entre os nossos estudantes e a universidade, fortalecendo o diálogo e contribuindo para a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, pontua. “A chefia é a guardiã do projeto pedagógico do curso. É a chefia juntamente com seu corpo de professores que vai fazer com que o curso aconteça, com que as demandas dos alunos sejam ouvidas e atendidas’’, complementa a diretora do Câmpus Santa Cruz, professora Roseli de Oliveira Machado.
Diretor do Câmpus de Irati, o professor Ronaldo Ferreira Maganhotto enfatizou a relevância da cooperação entre direção, setores e departamentos. “É de grande importância para nós, pois são os departamentos que fazem esse link. Independentemente de ser uma nova condução ou a recondução, a gente tem certeza do comprometimento deles com a qualidade do curso e com as demandas tanto dos professores quanto dos alunos”, salienta.
Confira a lista dos chefes e vice-chefes de cada câmpus: (Clique aqui)
Por Paula Claro, com colaboração de Poliana Kovalyk e Ana Flávia Godoy
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.