Para marcar o início do ano letivo, o Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes do Câmpus de Irati (Sehla/I) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoveu sua aula inaugural na última terça-feira (1º). O evento reuniu estudantes e docentes de História, Letras e Pedagogia no Auditório Denise Stoklos para uma noite com música e integração entre os cursos.
Evento reuniu estudantes e docentes dos três cursos vinculados ao Setor (Foto: Coorc)
Como relembra a diretora do setor, professora Luciane Trennephol da Costa, a aula inaugural é feita anualmente para acolher os calouros e apresentar as principais informações sobre a universidade. “É um momento para mostrar aos que estão chegando agora as oportunidades que eles têm. Não dá para apresentar tudo em uma única noite, mas eles conhecem um pouco sobre as iniciativas vinculadas ao setor, como o Centro de Línguas (CEL) e o Centro de Documentação e Memória (Cedoc), além do corpo docente e das organizações estudantis”, explica.
Já a vice-diretora do Sehla, professora Miriam Adalgisa Bedim Godoy, aproveitou a ocasião para falar sobre a importância dos acadêmicos se dedicarem também para as experiências fora da sala de aula. “Muitas pessoas gostariam de estar aqui, em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Então aproveitem as inúmeras oportunidades que são apresentadas: façam iniciação científica, participem de grupos de pesquisa, de tudo aquilo que está à disposição de vocês”, aconselha.

Falas dos centros acadêmicos também fizeram parte da programação (Foto: Coorc)
Durante a programação, calouros como Jayle Maria da Luz, do curso de Pedagogia, puderam se familiarizar um pouco mais com o ambiente universitário. “É tudo muito novo, mas eu sempre quis estar aqui. Escolhi a Pedagogia porque acredito muito na educação e em como ela pode mudar a realidade das pessoas. Então estou bem feliz”, compartilha.
O evento também foi marcado pelas boas-vindas à primeira turma do curso de Letras Português Libras, graduação aprovada no ano passado. Também caloura, Fernanda Eduarda Bednarz aprendeu libras com seis anos de idade para conversar com um colega surdo. “Hoje em dia, ele é o meu melhor amigo. Então eu fui aprendendo e me aprofundando cada vez mais. Eu iria para outra cidade fazer o curso, então quando vi que tinha na Unicentro decidi fazer o vestibular e consegui passar”, conta a estudante.
“Estamos muito felizes em começar o ano com mais essa opção de licenciatura vinculada ao nosso setor. Espero que a gente possa cada vez mais fortalecer os nossos cursos e manter a qualidade dos nossos programas e projetos de extensão”, conclui a diretora do Sehla.
Por Paula Claro
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.