Na última sexta-feira (13), o curso de Enfermagem da Unicentro viveu uma noite de emoção e simbolismo com a cerimônia da Passagem da Lâmpada, encerrando a 22ª edição da Semana de Integração de Enfermagem (Sienf) e celebrando os 25 anos do curso. O evento, realizado no salão da Igreja Santa Cruz, reuniu docentes, acadêmicos, familiares e convidados para homenagear a trajetória da Enfermagem e fortalecer o compromisso com a profissão.
Inspirada na história de Florence Nightingale, a Passagem da Lâmpada simboliza a continuidade do cuidado, da ciência e da dedicação ao próximo. Durante a cerimônia, os acadêmicos do quinto ano passaram a chama acesa para os estudantes do quarto ano, representando a transmissão de responsabilidades e valores que guiam a prática da Enfermagem. Andressa Kominek, acadêmica do quarto ano, destacou a emoção de participar do rito. “É um sentimento de alegria, essa passagem de luz simboliza segurança, cuidado e a responsabilidade que o quinto ano carregou durante o internato e que agora nos passa para seguirmos o mesmo caminho”, afirmou.
A chefe do Departamento de Enfermagem e coordenadora da Sienf, professora Katia Pereira de Borba, ressaltou a importância de manter viva a tradição. “A Sienf é tradicionalmente encerrada com a Passagem da Lâmpada, que resume-se no reconhecimento da trajetória de Florence Nightingale. Florence foi uma enfermeira pioneira, que pavimentou o caminho que transformou a enfermagem em ciência do cuidado. Tradicionalmente, reviver a história de Florence tem um sentido fundamental na vida dos estudantes de enfermagem, futuros enfermeiros, que assim como Florence deverão sempre manter acesa a chama que ilumina os caminhos daqueles que necessitam de cuidados”, pontuou.
Neste ano, a cerimônia também homenageou as professoras precursoras do curso, Maria Emília Marcondes Barbosa e Maria Cristina Umpierrez Vieira. Por fim, acadêmicos, docentes e familiares também participaram de um brinde comemorativo pelos 25 anos do curso, reforçando o espírito de união e celebração.
22ª Semana de Integração de Enfermagem
A 22ª Sienf teve como tema “Empreendedorismo e Inovação: os diversos caminhos para enfermagem”. A programação incluiu palestras, mesas-redondas e apresentações científicas. A edição deste ano contou ainda com a presença de 13 palestrantes nacionais, oriundos de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, além de três internacionais, dos Estados Unidos, Paraguai e Alemanha.
“Levando em conta a celebração dos 25 anos do curso de Enfermagem, a comissão entendeu que deveria trazer para o debate um tema que fomentasse a promoção da visibilidade social, a consolidação da profissão como ciência, tecnologia e inovação nos mais diversos cenários e campos de atuação, e o alcance de novos patamares de desenvolvimento profissional aos estudantes, docentes e profissionais de Enfermagem”, destacou a coordenadora do evento.
O projeto da Sienf foi contemplado com financiamento da Fundação Araucária e do Fundo Paraná. Foram 200 inscritos, entre professores, acadêmicos e enfermeiros. “Vale salientar que este evento foi realizado com ajuda de muitas mãos. Tivemos uma comissão grandiosa, composta por 40 acadêmicos e 20 professores do curso de Enfermagem, que trabalharam ativamente desde março deste ano, e tenho certeza que somente por isso tivemos sucesso”, concluiu a professora Kátia.
Por Giovani Ciquelero
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro.
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.