Núcleo de Estudos Eslavos da Unicentro é destaque de aula inaugural em Prudentópolis

0
1


O Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes do Câmpus de Irati (Sehla/I) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realizou mais uma aula inaugural na última terça-feira (08). Dessa vez, o evento foi promovido para os estudantes do curso de Pedagogia do Câmpus Avançado de Prudentópolis.

“Organizamos essa noite para que os calouros, principalmente, conheçam um pouco de tudo o que nosso setor e a universidade podem proporcionar. Vinculado ao Sehla, nós temos o Centro de Línguas, que oferece cursos de idiomas a preços módicos, temos a possibilidade de formação continuada no nível de pós-graduação nas nossas três licenciaturas, além de diversas outras oportunidades na pesquisa e na extensão”, explica a diretora do Setor, professora Luciane Trennephol da Costa.

Também participaram da mesa-redonda o professor Rhuan Zaleski e a professora Luciane Trennephol da Costa (Foto: Coorc)

Uma dessas oportunidades elencadas pela diretora é o Núcleo de Estudos Eslavos (Nees), tema da mesa-redonda do evento. Institucionalizado em 2011, o Nees desenvolve pesquisas e ações extensionistas com foco no mapeamento e visibilidade da cultura eslava. 

Coordenadora do Nees, a professora Mariléia Gärtner relembrou como o histórico de imigração ucraniana em Prudentópolis contribuiu para a criação do grupo. “Nós estamos em uma região muito marcada pela cultura polaca e ucraniana, especialmente em Prudentópolis, que tem uma das maiores comunidades ucranianas do Brasil. Então ter um olhar sensibilizado para esse contexto foi vital para o nascimento e para a constituição do Nees”, conta. 

Atualmente, o Nees conta com a participação de docentes e estudantes de Letras, História, Pedagogia e Matemática. “São pesquisadores de diferentes áreas, que vêm desenvolvendo e orientando pesquisas de doutorado, mestrado, iniciação científica e TCC em torno do tema. E acho que outro papel muito importante do Nees é a formação de agentes culturais, que são aqueles sujeitos que passam pelos nossos cursos e retornam mais fortalecidos às comunidades eslavas em que vivem”, complementa Mariléia. 

Além de conhecer o Núcleo, os estudantes puderam tirar dúvidas sobre a matriz curricular, os grupos de pesquisa e os laboratórios do curso de Pedagogia. “É um momento importante principalmente para os nossos calouros. Hoje temos quase cem alunos matriculados no curso de Pedagogia aqui, então eles se sentem valorizados quando acontecem eventos como esse”, conclui a professora Marisa Schneckenberg, coordenadora do curso em Prudentópolis. 

As fotos do evento estão disponíveis no Banco de Imagens da Unicentro

 

Por Paula Claro 


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.



Fonte

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome