Mais de 6,5 mil candidatos fazem as provas do vestibular da Unicentro neste domingo

0
4


As provas do Vestibular 2025 da Unicentro foram aplicadas neste domingo (13), em oito cidades do Paraná: Guarapuava, Irati, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Pitanga e Prudentópolis. Dos 7.205 inscritos, 6.641 candidatos compareceram aos locais de prova.

A Unicentro oferece 42 cursos, com 1.140 vagas distribuídas entre seus três câmpus universitários e quatro unidades avançadas. Entre os cursos mais concorridos estão Medicina, com 282,36 candidatos por vaga; Psicologia, com 29,83 inscritos por vaga; Direito, com 19,44 candidatos por vaga; e Ciência da Computação, com 17,33 inscritos por vaga.

Os candidatos responderam a 60 questões, além de redigir uma redação. “As provas incluem questões de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira, além de disciplinas específicas conforme o grupo de cada curso e a redação”, explica a coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, Maria Aparecida Mores.

Para o reitor da Unicentro, o vestibular é sempre um momento importante para a instituição. “Este é um processo democrático de ingresso à universidade. Estamos sempre pensando na nossa comunidade, no vestibulando e em suas características. Estamos muito felizes e preparados para esses novos estudantes”, relata.

Provas foram aplicadas em oito cidades do Paraná

Denis Matheus Cavalheiro, de Pinhão, prestou o vestibular para Medicina pela segunda vez. “Escolhi Medicina na Unicentro porque é uma das melhores universidades estaduais do Paraná. É a Unicentro, né? É o sonho de todo mundo”, comenta.

Jaiany Cristina dos Santos, que concorre a uma vaga em Publicidade e Propaganda, estava confiante antes da prova. “Sinto que vou me sair bem, porque me desenvolvi bastante nas matérias ao longo do ensino médio”, relata. Jaiany escolheu a Unicentro por influência da irmã, que também se formou na universidade. “Minha irmã sempre falou muito bem da Unicentro e isso despertou minha vontade de estudar aqui”.

Jaiany também se preparou assistindo aos aulões preparatórios oferecidos pela universidade no canal oficial da instituição no youtube. “Achei muito interessante porque é uma ajuda a mais. Eu acho que é muito importante a Unicentro ajudar nessa questão de redação, até porque é a nota mais importante”, afirma.

O estudante Davi Freitas quer cursar Agronomia. Segundo ele, o motivo para escolher a Unicentro é que a universidade está entre as melhores instituições do Brasil. “Eu escolhi a Unicentro porque é a melhor faculdade do sul do Brasil de agronomia, tem nota 5 no MEC e é um curso muito bom”, relata.

Giovana Jacopetti, veio de São Mateus do Sul para prestar vestibular para Fonoaudiologia. “Eu escolhi fono porque acho que é uma área que está crescendo muito agora. Acredito que muitas pessoas estão percebendo a importância da fonoaudiologia e tem muita área para explorar”, aponta.

Redação

Os candidatos puderam escolher entre três temas para desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa. O primeiro tema abordou as causas e o combate ao etarismo, com apoio de um texto e uma charge. O segundo tema explorou a expressão “Bal Tashchit” sob a visão de Abraham Shapiro, com base em uma publicação da Folha de Londrina. Já o terceiro, propôs uma reflexão sobre o impacto dos influenciadores digitais no comportamento dos jovens brasileiros, também a partir de textos de apoio e uma charge.

Todo o processo ocorreu dentro da normalidade

Gabarito provisório e resultado final

O gabarito provisório será divulgado na segunda-feira (14) nas redes sociais da universidade, sem horário definido. O resultado final do vestibular está previsto para ser divulgado até o dia 22 de novembro.



Fonte

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome