As instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Paraná podem submeter até 06 de maio propostas ao Programa Institucional “Profissionais Top Managers em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação”. O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, vai investir até R$ 8,4 milhões na iniciativa que será executada em até três anos.
Por meio das propostas, as instituições podem recomendar profissionais com excelência na gestão de programas institucionais que tratam de estratégias para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Estado para atuarem como pesquisadores visitantes especiais.
Para o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, o programa Top Manager tem sido um programa essencial para o avanço do estado do Paraná em áreas que são do interesse da sociedade paranaense e do Governo do Estado.
“Nós lançamos o programa no primeiro ciclo, há dois anos atrás, com cinco top managers em áreas específicas de interesse, e os resultados estão aparecendo maravilhosamente. Temos evoluído muito na questão da presença de pesquisadores brasileiros no exterior, em atividades de pesquisas com grupos paranaenses. Temos evoluído também em relação à criação de um Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação na área de agrogenômica. Avançamos, ainda, na possibilidade de implantação de uma rede de computadores de alta performance no estado, graças ao programa Top Manager”, afirmou o presidente.
Considera-se excelência na gestão de programas estratégicos para desafios em Ciência, Tecnologia e Inovação os profissionais que apresentem alta competência em gestão do conhecimento, liderança na implementação de estratégias em CT&I com reconhecida competência e experiência na execução de políticas públicas.
Com atuação em áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, estes profissionais devem ser capazes de funcionar como articuladores, na formação e manutenção de equipes de CT&I, como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico-tecnológico para aplicação em programas e projetos de relevância ao desenvolvimento técnico-científico e socioeconômico e ambiental do Estado e do País.
Pretende-se que os Profissionais Top Managers possam atuar como pesquisadores visitantes especiais na articulação de ações de pesquisa científica com o envolvimento de setores produtivos paranaenses, na execução de ações estratégicas nas áreas do conhecimento que apresentem aderência às ações fomentadas pela Fundação Araucária e as áreas prioritárias para o Governo do Estado.
A Chamada prevê a seleção de quatro bolsistas para atuação como Executores de Projetos vinculados ao Programa Profissional Top Managers. As áreas de atuação e os respectivos perfis exigidos são em: Tecnologias Disruptivas e Sistemas Regionais de CT&I; Implementação de Políticas para um Estado Digital; Desenvolvimento de Competências em Engenharia e Inteligência Artificial e Sericicultura.
As propostas aprovadas serão financiadas com recursos de até R$ 2,1 milhões cada uma, durante o período de até três anos. O prazo para submissão de proposta vai até o dia 6 de maio e o resultado deve ser divulgado a partir do dia 17 de junho.
Clique aqui para ter acesso ao edital completo.
Com informações da Fundação Araucária.