Ética profissional nas redes sociais é tema de aula inaugural do Setor de Saúde de Irati

0
7


O Setor de Ciências da Saúde do Câmpus de Irati (SES/I) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoveu a aula inaugural do ano letivo de 2025 na tarde de ontem (10). Com a participação das professoras Paula Marques da Silva, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Lucia Tobase, da Universidade de São Paulo (USP), o evento teve como tema “Ética em Saúde e Redes Sociais”. 

Na ocasião, as palestrantes falaram sobre alguns dos dilemas que envolvem a exposição na internet do cotidiano de profissionais da saúde, como, por exemplo, o cuidado com a privacidade dos pacientes e a importância de seguir o código de ética da profissão também no ambiente virtual.

Evento abordou diversos aspectos da ética profissional na área de saúde e o uso de redes sociais (Foto: Coorc)

“Esse é um campo problemático e que poucas pessoas querem discutir, porque entra em um lugar de disputa, de polarização. Quando o assunto é rede social, é importante tirar essa discussão da banalidade, porque é uma questão contemporânea que fala principalmente sobre a violação de direitos”, enfatiza a professora Paula.

Em participação virtual, a professora Lucia trouxe um pouco das suas investigações sobre o tema. Ela salienta a importância do profissional da área sempre ponderar se uma determinada publicação contribui ou não para a imagem da profissão e da instituição em que atua. 

“A decisão de postar cabe a cada um, mas vale lembrar que uma vez publicada, a mensagem será vista, compartilhada e interpretada por várias pessoas, com características, pensamentos, princípios, valores e ideologias distintas. Esse cuidado na dimensão pessoal se estende à dimensão profissional e nos convida a cuidar um pouco mais, para além do ímpeto de publicar de imediato”, reflete a palestrante. 

Diretora do SES, a professora Kátia Alexsandra dos Santos reforça que esse cuidado deve estar presente desde o início da formação em saúde. “Temos visto na mídia diversos exemplos que envolvem práticas antiéticas na área da saúde, então essa é uma discussão que achamos pertinente trazer, que vai além das especificidades de cada curso, e que é uma questão importante para pensar o nosso próprio uso cotidiano das redes sociais”, afirma. 

Também presente no encontro, o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, parabenizou o setor pela decisão de abordar o assunto na aula inaugural. “Nós poderíamos falar sobre esse tema em qualquer área de conhecimento, mas na área da saúde ele se torna ainda mais importante porque são profissões que lidam com pessoas, com famílias. São profissionais que se preocupam em servir e estão dispostos a ajudar o outro. Então vale ter essa reflexão e esse cuidado também nas redes sociais”, avalia.

Por Paula Claro


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


 



Fonte

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome