As equipes do Paraná Fala Idiomas da Unicentro – Inglês; Francês e Espanhol – estiveram na comemoração estadual dos 10 anos do programa, nos dias 5 e 6 de dezembro, na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) em Curitiba.
O Paraná Fala idiomas é desenvolvido nas sete universidades estaduais do Paraná e tem o objetivo de contribuir com a internacionalização das instituições com apoio financeiro da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). O projeto conta com os subprogramas Paraná Fala Inglês, o Paraná Fala Francês, o Paraná Fala Espanhol e também Português como Língua de Acolhimento. Por meio deles, são ofertados cursos para aprimorar a proficiência da comunidade universitária.
Na Unicentro, os cursos são ofertados nas modalidades online e presencial para professores, acadêmicos de graduação e pós-graduação e agentes universitários. São disponibilizados cursos do básico ao avançado de forma gratuita, com exceção de casos em que é necessário pagar um valor único referente ao material didático “No contexto acadêmico e científico, o conhecimento de outras línguas abre oportunidades de se construir e compartilhar conhecimentos nas mais diversas áreas de atuação universitária”, comenta a coordenadora do Paraná Fala Inglês (PFI), Neide Garcia.
Na Unicentro, aproximadamente 1600 alunos já concluíram os cursos ofertados. Atualmente há 150 participantes e uma equipe composta por seis profissionais. “Ao longo desta década, foram muitas as ações de sucesso. Pudemos ofertar ao público universitário cursos com qualidade e, com certeza, houve muitos benefícios para a comunidade universitária. Há relatos de participantes que foram bem-sucedidos em exames internacionais de proficiência; outros realizaram apresentações no exterior ou participaram de programas de mobilidade internacional”, completa a professora Neide.
Além do inglês, a Unicentro também é contemplada pelo Paraná Fala Francês (PFF). Ao longo de quatro anos, o programa já atendeu 300 alunos. Coordenado pelas professoras Renata Adriana de Souza (institucional) e Elizandra Fernandes Alves (pedagógica), o PFF tem atualmente dois professores e 75 participantes. “Acreditamos que a internacionalização da universidade contribui com uma formação diferenciada e um maior desenvolvimento científico e tecnológico. Atualmente, uma aluna do curso de fisioterapia foi aprovada em um programa de intercâmbio na Universidade de Toronto, esse fato será um diferencial importante em sua formação”, comentam as coordenadoras.
Já o Paraná Fala Espanhol (PFE) é a oferta mais recente da universidade. Iniciado em janeiro de 2023, o programa já teve cerca de 200 alunos matriculados, sendo atualmente 98 participantes. “Por meio da aprendizagem de línguas, se consegue consolidar diferentes parcerias, consegue-se produzir conhecimento, produzir e divulgar esse conhecimento, seja por meio da apresentação de trabalhos em uma língua estrangeira em evento internacional, seja por meio da publicação de trabalhos em diferentes revistas na língua estrangeira em que se está estudando. A aprendizagem de línguas fortalece a relação da universidade com a sua comunidade externa, sobretudo com a comunidade internacional”, pontua a coordenadora do Paraná Fala Espanhol, Cibele Krause Lemke.
Os dez anos de existência do Paraná Fala idiomas representam os esforços do fomento da aprendizagem acadêmica de línguas e do fortalecimento do processo de internacionalização das universidades. “O Paraná Fala Idiomas estar completando dez anos significa dez anos de esforços direcionados a um objetivo maior, que é o de consolidar tanto a formação acadêmica, as parcerias e, com isso, inserir as universidades em um ambiente mais global”, finaliza a professora Cibele.
Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.