Na última sexta-feira (25), o Teatro Municipal Marina Karam Primak sediou a abertura da segunda edição do Congresso Médico Universitário do Centro-Oeste (Comucop). Com o tema “Tecnologia e Humanização: a Saúde do Futuro”, o evento reuniu médicos, pesquisadores e estudantes da área da saúde em três dias de programação, que se estendeu até o domingo (27).
Organizado pelo Centro Acadêmico Marco Antônio Zago (Camaz), dos alunos de Medicina da Unicentro, o congresso proporcionou palestras e workshops que abordaram os desafios e as oportunidades do uso da tecnologia na prática médica, sem perder de vista a importância do cuidado humanizado no atendimento ao paciente.
Para a presidente do Camaz, Maria Eduarda Omoto, o evento tem o intuito de preparar os estudantes da área da saúde para um ambiente que agregará em suas trajetórias acadêmicas e também se estende para além da sala de aula. “Realizamos um congresso que realmente pudesse abranger estudantes não só da medicina, mas de todos os cursos da área da saúde e de outras instituições. E nós conseguimos ter uma participação bem expressiva de outras universidades do Paraná”, completou a estudante.
Em sua segunda edição, o Comucop começa a se destacar localmente e já atinge outras regiões do Paraná, se tornando referência em eventos na área da saúde. O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, salienta que a partir desse evento é possível ver a consolidação do curso de Medicina da Unicentro como relevante para a região, além de destacar a competência dos alunos do Camaz. “Isso mostra que eles já são profissionais e são estudantes que serão profissionais diferenciados no futuro, porque estão organizando um evento desse porte e escolheram temáticas atualizadas. Então, isso mostra o compromisso deles em aprender cada vez mais e em trocar experiências”. concluiu o reitor.
O chefe do Departamento de Medicina da Unicentro, Abrão José Melhem Junior, também destaca a importância da realização do Comucop em Guarapuava. “Cria-se maior capacidade de diagnóstico e tratamento aqui em nossa cidade. Este evento incentiva os nossos alunos – que estão muito envolvidos e, com certeza, pelo que estamos vendo aqui, têm interesse pelo estudo. Eles serão bons médicos”, acrescentou o docente.
Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.