As inscrições para o 4º Simpósio em Bioenergia estão abertas. O evento, que será realizado entre os dias 6 e 8 de novembro, terá a Unicentro como sede pela primeira vez e trará palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos sobre bioenergia, conectando pesquisadores, empresários e a sociedade.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia da Unicentro, professor André Gallina, destaca que o simpósio tem como objetivo principal conectar o conhecimento gerado na universidade com a sociedade. “Neste ano, a gente está trazendo também palestrantes e empresários para estreitar a relação entre universidade e a sociedade, para que essas soluções que são desenvolvidas pelos nossos alunos cheguem com uma facilidade maior ao público em geral”, afirma. Segundo Gallina, além de ser uma oportunidade para apresentar pesquisas e discutir inovações, a edição deste ano é ainda mais especial por coincidir com a celebração do aniversário de 15 anos do programa. “Esse ano é emblemático para nós, pois marca também a primeira turma de doutorado, um fato bem importante para a gente”, celebra.
O evento, que está sendo organizado pela primeira vez na Unicentro, conta com o apoio de diversas instituições, como a Fundação Araucária, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Cilla Tech Park, além de patrocínios da Acig, Alphacarbo e Sicredi. Gallina ressalta o papel crucial dessas parcerias para viabilizar o simpósio e também destaca o envolvimento dos alunos no processo de organização. “Os alunos participaram efetivamente do processo de organização, sugerindo palestras, minicursos e atividades”, explica.
O tema desta edição, “Globalizando a energia sustentável”, traz à tona discussões sobre como as pesquisas desenvolvidas nas universidades podem ser levadas para fora dos muros acadêmicos, alcançando a sociedade. “O tema ‘Globalizando a energia sustentável’ é no sentido de a gente ter um momento de exportar os projetos que estão sendo desenvolvidos dentro da universidade para um âmbito externo, seja na nossa cidade, no nosso estado, país e assim por diante”, define Gallina.
Entre as palestras mais aguardadas está uma apresentação da ONU Pacto Global sobre projetos voltados ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Gallina também ressalta a importância de debater o empreendedorismo na área de bioenergia. “Só através do empreendedorismo, da iniciativa privada, que a gente consegue colocar o que é desenvolvido dentro das universidades no mercado para a sociedade”, pontua.
Outro destaque do simpósio será a oportunidade para os discentes do programa apresentarem suas pesquisas. “Nós também teremos um momento de apresentação do que é desenvolvido de pesquisa na área de bioenergia pelos nossos alunos e outras pesquisas que se adequem à temática”, comenta o coordenador. Gallina enfatiza que essas apresentações são uma forma de mostrar à sociedade a relevância das energias renováveis para o futuro. “As energias renováveis vão ser o futuro do mundo. Não se pode pensar em futuro sem pensar em energia, então nós precisamos começar a fomentar essa área de energias renováveis ainda mais, para que o Brasil continue sendo pioneiro no uso dessas tecnologias”.
Com uma programação rica e variada, a expectativa é alta. “A minha expectativa é de que a gente plante essa sementinha das energias renováveis, do desenvolvimento sustentável no público, então eu estou bem ansioso e espero que essas expectativas se concretizem” conclui Gallina.
As inscrições para o 4º Simpósio em Bioenergia estão abertas até o dia 26 de outubro. Os interessados podem se inscrever e conferir a programação completa do evento no site oficial.
Por Giovani Ciquelero