Nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, a Unicentro sediou o 2º Encontro de Residências em Saúde. Com a temática “Fortalecendo vínculos e práticas nas residências em saúde: integração, desafios e perspectivas”, o evento marcou o encerramento do ciclo de uma turma de residentes em integração com os novos que ingressam em 2024.
“É uma oportunidade ímpar de a gente integrar todos os atores das residências, tanto o residente em si, a figura do tutor, os preceptores, assim como os docentes também. É uma oportunidade que a gente entende que ela pode ser necessária, em um momento que é importante para as residências, então nós sempre imaginamos fazer esse chamamento, por meio desse evento, para poder fazer o término daqueles que estão saindo e a recepção dos novos”, conta o coordenador da Residência em Enfermagem em Urgência e Emergência, professor Maicon Henrique Lentsck.
O encontro contou com a apresentação dos serviços prestados pelos três cursos oferecidos pela instituição: Residência Médica em Clínica Médica, Residência Multiprofissional em Atenção Primária com Ênfase em Saúde da Família e Residência em Enfermagem em Urgência e Emergência. Durante os dois dias de evento, foram discutidos temas relevantes para o aprimoramento das práticas de saúde, com ênfase na troca de experiências e na reflexão sobre os desafios enfrentados no cotidiano das residências.
O evento contou com palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos de conclusão de residência e a participação de egressos, proporcionando um espaço para o compartilhamento de conhecimentos e a construção de novas perspectivas para a formação profissional. “A gente conseguiu nos motivar, entender a valorização para eles, com as experiências que eles colocaram, também apontaram a diferença que eles puderam perceber que a residência fez na vida profissional deles, citando até as atividades profissionais que eles estão agora e reconhecidos no trabalho deles”, disse o coordenador Maicon.
Para quem está chegando, o encontro foi uma oportunidade única para promover a integração entre os diferentes programas e fortalecer os laços entre os profissionais de saúde. Para Marcelo Veroniz, novo residente em Urgência e Emergência, as expectativas são altas. “Aprender novas coisas que talvez a gente não tenha aprendido tanto assim durante a faculdade, também a parte de experiência, tanto profissional, quanto interprofissional, para você ter uma visão mais abrangente da saúde. Eu espero que toda a grade, tanto a teórica, quanto a prática, agregue bastante na minha formação, para daqui dois anos, ser especialista nessa área”, conta o enfermeiro egresso da Unicentro.
Para Thaís Amanda Rossa, que acaba de concluir a Residência em Urgência e Emergência, fica evidente a formação de excelência para os residentes em saúde, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e incentivando a busca contínua pelo conhecimento. “Eu cresci, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente, dentro da residência. Hoje eu olho para trás e vejo que eu não sou a mesma de dois anos atrás. Além de eu sair especialista, eu tive um ganho pessoal muito grande e isso só se afirmou, porque o meu objetivo sempre foi a docência, mas eu queria ter a experiência prática antes de ir para o mestrado e a residência foi a melhor coisa para eu ter essa experiência prática de trabalho”, relata a enfermeira, também egressa da Unicentro.
Ao todo, ingressam neste novo ciclo dos programas de residência 18 profissionais, entre educadores físicos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos.
Confira as fotos do 2º Encontro de Residências em Saúde da Unicentro no Banco de Imagens da Unicentro.