Supermercados suíços desfrutam de grandes margens

0
74


Capa - SWI swissinfo.ch

Atualidade suíça em 10 idiomas

pt

Busca na swissinfo

Menu

Busca

Preço justo?
Supermercados suíços desfrutam de grandes margens

Os principais varejistas suíços, Migros e Coop, são os supermercados mais rentáveis da Europa, provocando críticas da vigilância de preços.

As duas redes suíças de supermercados são as que ganham mais na Europa.

As duas redes suíças de supermercados são as que ganham mais na Europa.

(Keystone)

Em 2015, o lucro bruto de ambos ficou muito acima dos seus concorrentes internacionais. Para o grupo Migros, a margem bruta foi de 40,2%; para o rival Coop, 29,8%. Em 2016, os dois gigantes do varejo tinham cerca de 28 bilhões de dólares em volume de negócios, diminuindo sua concorrência local.

(swissinfo.ch)

A vigilância dos preços está de olho nos varejistas. Patrick Ducrey, vice-diretor da Comissão Suíça de Concorrência, diz que as duas redes de supermercados têm um "duopólio de fato". Isso significa que elas têm mais poder de negociação na hora de comprar produtos para alinhar suas prateleiras.

"As margens brutas são uma caixa preta", disse Ducrey ao jornal SonntagsZeitung. Tanto Migros como Coop explicaram que a produção de bens em suas próprias fábricas ajuda a aumentar seus ganhos.

No entanto, as margens de lucro são muito inferiores às margens brutas. Como explica o porta-voz do Coop, Ramón Gander, ao jornal Baselland Zeitung: "Com 1,7%, nossa margem de lucro é bastante baixa em comparação aos nossos concorrentes internacionais". Isso pode ser atribuído em parte aos salários mais altos da Suíça e o aluguel do espaço mais caro.

A porta-voz do Migros, Luzi Weber, disse ao Baselland Zeitung que, sendo uma cooperativa, o grupo Migros não podia maximizar seus lucros. "Nós não pagamos dividendos aos acionistas ou bônus aos gerentes", disse Weber.

Assine a newsletter da swissinfo.ch e receba diretamente os nossos melhores artigos.

Endereço e-mail

swissinfo.ch em português

swissinfo.ch/fh

Escreva o primeiro comentário a este artigo:

Escreva um comentário…

Mais…
Menos…

Direitos Autorais

Todos os direitos reservados. O conteúdo do site da swissinfo.ch é protegido por direitos autorais. Ele é destinado apenas para uso privado. Qualquer outro uso do conteúdo do site além do uso acima estipulado, especialmente no que diz respeito à distribuição, modificação, transmissão, armazenagem e cópia, requer a autorização prévia por escrito da swissinfo.ch. Caso você esteja interessado em algum desses tipos de uso do conteúdo do site, entre em contato conosco através do endereço contact@swissinfo.ch.

No que diz respeito ao uso para fins privados, só é permitido o uso de hyperlink para um conteúdo específico e para colocá-lo no seu próprio site ou em um site de terceiros. O conteúdo do site da swissinfo.ch só poderá ser incorporado em um ambiente livre de publicidade sem quaisquer modificações. Especificamente aplicável a todos os softwares, pastas, dados e seus respectivos conteúdos disponibilizados para download no site da swissinfo.ch, uma licença básica, não exclusiva e não transferível é concedida de forma restrita a um único download e gravação de tais dados em dispositivos privados. Todos os outros direitos permanecem sendo de propriedade da swissinfo.ch. Em especial, proíbe-se qualquer venda ou uso comercial desses dados.

Reutilizar artigo

Supermercados suíços desfrutam de grandes margens

28. Fevereiro 2017 – 09:03

Os principais varejistas suíços, Migros e Coop, são os supermercados mais rentáveis da Europa, provocando críticas da vigilância de preços.

Em 2015, o lucro bruto de ambos ficou muito acima dos seus concorrentes internacionais. Para o grupo Migros, a margem bruta foi de 40,2%; para o rival Coop, 29,8%. Em 2016, os dois gigantes do varejo tinham cerca de 28 bilhões de dólares em volume de negócios, diminuindo sua concorrência local.

A vigilância dos preços está de olho nos varejistas. Patrick Ducrey, vice-diretor da Comissão Suíça de Concorrência, diz que as duas redes de supermercados têm um "duopólio de fato". Isso significa que elas têm mais poder de negociação na hora de comprar produtos para alinhar suas prateleiras.

"As margens brutas são uma caixa preta", disse Ducrey ao jornal SonntagsZeitung. Tanto Migros como Coop explicaram que a produção de bens em suas próprias fábricas ajuda a aumentar seus ganhos.

No entanto, as margens de lucro são muito inferiores às margens brutas. Como explica o porta-voz do Coop, Ramón Gander, ao jornal Baselland Zeitung: "Com 1,7%, nossa margem de lucro é bastante baixa em comparação aos nossos concorrentes internacionais". Isso pode ser atribuído em parte aos salários mais altos da Suíça e o aluguel do espaço mais caro.

A porta-voz do Migros, Luzi Weber, disse ao Baselland Zeitung que, sendo uma cooperativa, o grupo Migros não podia maximizar seus lucros. "Nós não pagamos dividendos aos acionistas ou bônus aos gerentes", disse Weber.

×

Destaque



Suíços do estrangeiro
França e Alemanha principais destinos dos expatriados



Em causa própria
Um aplicativo no Android e Apple Store para se integrar …



#WeAreSwissAbroad
Silvia Spross: nascer na Suíça é como ganhar na loteria



especiais
Suíça de portas abertas



especiais
Guia da Suíça



especiais
O túnel do São Gotardo



Barômetro da Preocupação
Imigração atormenta suíços



especiais
Refugiados

Fonte: Swiss Info

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome