Ministra suíça pede “muitos pequenos passos”

0
49

A ministra do Meio Ambiente da Suíça, Doris Leuthard, instou as nações industrializadas do mundo a fazer mais para ajudar os países emergentes e em desenvolvimento a enfrentarem o desafio do aumento das temperaturas.

Ativistas do clima protestam em Marrakesh (Keystone)

Ativistas do clima protestam em Marrakesh

(Keystone)

Na conferência das Nações Unidas sobre o clima em Marrakesh, Leuthard, que assinou o acordo climático de Paris em abril deste ano, disse que o primeiro passo adiante deve ser dado "em muitos pequenos passos" para que o mundo atinja seus objetivos. A Suíça deve ratificar o acordo até o final de 2017.

Ela também enfatizou a necessidade de mais investimento privado em novas tecnologias neutras em carbono, disse o Ministério do Meio Ambiente. No entanto, Leuthard está preocupada com o fato de alguns países tentarem bloquear as negociações sobre a melhor forma de implementar o acordo.

Classificação da política climática

Suas declarações em Marrakesh foram feitas um dia após a publicação do relatório “Índice de Desempenho das Mudanças Climáticas 2017”. A Suíça conseguiu o 14º lugar entre 61 países no ranking mundial de desempenho das mudanças climáticas, liderado pela França, Suécia e Reino Unido.

A nação alpina conseguiu apenas um pequeno lugar na categoria "bons países” e subiu uma posição no índice lançado pela Germanwatch e Climate Action Network Europe.

A Suíça se saiu muito bem em matéria de política climática. O relatório afirma que a Suíça – juntamente com a África do Sul, Holanda e Portugal – mostrou "potencial de subida para o grupo de bom desempenho".

Nenhum país conseguiu os três primeiros lugares do ranking, porque nenhum deles atingiu os objetivos do acordo climático de Paris de 2015. Mas o país anfitrião, a França, ficou em 4º lugar com 66.17, comparada com os 61.66 pontos da Suíça.

Além da França, A Suíça conseguiu ficar melhor do que os vizinhos Itália (16º lugar), Alemanha (29º lugar) e Áustria (41º lugar). A produtora de petróleo Arábia Saudita ficou em último lugar.

WWF Switzerland chamou o desempenho da nação de "resultado pobre" e culpou o tráfego denso e o ritmo lento para adotar as energias renováveis.

A ONG disse que o país deve subir no ranking depois de começar a implementar sua Estratégia Energética 2050 e se os cantões aplicarem seus regulamentos em edifícios eficientes em termos energéticos.

Assine a newsletter da swissinfo.ch e receba diretamente os nossos melhores artigos.

Fonte: Swiss Info

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome