Uma mão após a outra, mais um passo à frente: escalar montanhas exige paciência, perseverança e experiência. Assim levamos você ao topo da montanha mais famosa da Suíça sem exigir treino, caminhada ou escalada.
No computador, tablet ou celular é possível agora viver a experiência de escalar o Matterhorn em realidade virtual. É possível melhorar ainda mais a experiência através dos óculos de realidade virtual caseiro do Google, o Óculos Rift ou outros modelos.
Clique na montanha para começar o passeio!
Vislumbre uma visão em 360 graus do sol nascente sobre o pico. Visita a pequena cabana de montanha, onde os ambiciosos montanhistas comem sua última refeição antes de sair ainda de madrugada para chegar ao cume montanha. Experimente o panorama em 3D do cume nevado, de tirar o fôlego, como visto por todos os que chegam ao ponto mais elevado.
Em 2015 comemorou-se os 150 anos da primeira escalada do Matterhorn. Foi um triunfo marcado pela tragédia da perda de quatro membros de uma equipe de sete. Eles perderam as suas vidas nesse dia ao cair em um precipício.
swissinfo.ch foi procurar as pessoas que mais conhecem as montanhas: os guias, montanhistas e descendentes diretos dos aventureiros que participaram da primeira escalada. Assim aproximamos nossos leitores o máximo possível desse marco icônico. Escute os testemunhos da pessoa que preserva as lembranças do Matterhorn em um museu dedicado à essa história.
Lá estão expostos pedaços da corda rompida utilizada no fatídico dia em 1865, as botas, o rosário e chapéus utilizados pelos participantes na lendária escalada. Encontre um alpinista que já escalou mais de quatrocentas vezes o Matterhorn e que agora recebe montanhistas na famosa cabana de Hörnli, a parada obrigatória de pernoite para todos os que irão escalar a montanha no dia seguinte.
Mas, acima de tudo, sinta cada cume, pedras e rochas cobertas de neve enquanto você está rodeado por uma das vistas alpinas mais espetaculares do globo.
(Produção: Matthias Taugwalder/CONCEPT360, Texto: Jo Fahy)
Adaptação: Alexander Thoele,
swissinfo.ch