As temperaturas da Suíça em 2015

0
143

O ano que passou será um dos mais quentes na Suíça e no mundo. Se o verão de 2015 foi particularmente tórrido na Suíça, nunca as montanhas no país haviam conhecido um mês de dezembro tão morno. Ilustramos aqui o fenômeno com mais de 150 anos de dados meteorológicos.

Desde o início dos registros meteorológicos na Suíça em 1864, nenhum ano foi tão quente como 2015. No último verão, recordes de temperatura foram registrados na planície da parte francófona do país (oeste) e também na parte italófona (sul).

Nesse período de turismo de inverno, é especialmente na montanha que as temperaturas clementes são mais sentidas. O gráfico animado abaixo ilustra esse fenômeno ao mostrar em detalhe como a temperatura em altitude evoluiu em 150 anos. O mês de dezembro de 2015 foi o mais quente já registrado em altitude. A temperatura média durante esse mês ultrapassou pela primeira vez ultrapassado a marca de 0°C.

 (swissinfo.ch)(swissinfo.ch)

No conjunto da Suíça, a temperatura média igualmente bateu um recorde em 2015.

Uma situação mundial

Em nível internacional, os especialistas chegam à mesma conclusão. Mesmo se todos os dados de 2015 ainda não foram publicados, já parece estar claro que o ano recém-terminado foi um dos mais quentes desde 1880.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou recentemente que a temperatura média do globo deverá atingir um recorde em 2015 e exceder o limite de 1 ° C de aquecimento em relação à era pré-industrial. De acordo com a agência da ONU, as temperaturas extremas são devido à combinação do El Niño e o aquecimento particularmente poderoso e devido às emissões humanas de gases de efeito estufa.

El Niño é um fenômeno climático cíclico, resultando em um aquecimento das águas do Oceano Pacífico equatorial e pode causar graves secas ou chuvas fortes em diferentes regiões.

Leia também

Mudanças na temperatura global até 2014 (em inglês) e modelo para o gráfico animado realizado aqui.


Adaptação: Alexander Thoele,
swissinfo.ch

Fonte: Swiss Info

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome