Trappist – 1: As sete "irmãs" da Terra
Por
Publicado a 23-02-2017
NASA
A NASA anunciou ter descoberto sete "irmãs" da Terra, sete planetas rochosos como o nosso à volta de uma só estrela, TRAPPIST – 1. Três destes planetas estão em zona de habitabilidade, ou seja, à distância certa da sua estrela para terem temperatura amena e a existência de água liquida à superfície.
A TRAPPIST – 1 fica a 39,5 anos-luz da Terra, ou seja, seriam precisos 39,5 anos a viajar à velocidade da luz para lá chegar. Este é também o sistema mais parecido ao nosso alguma vez observado.
São sete exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar), têm um tamanho e uma massa aproximados ao do planeta Terra e orbitam uma estrela anã extremamente fria, a TRAPPIST-1, localizada a cerca de 39,5 anos-luz do Sol.
A agência espacial norte-americana ressalva que são ainda necessárias mais observações para caracterizar em pormenor os planetas, em particular o sétimo. Que se encontra mais afastado da estrela.
A estrela anã foi baptizada com o nome do telescópio belga TRAPPIST, instalado no Chile.
O grande anúncio da NASA deixou a mundo científico ao rubro.
Susana Barros, Astrofísica, investigadora do Instituto português de Astrofísica e Ciências do Espaço, explica em que consiste esta descoberta.
Susana Barros, astrofísica
23/02/2017
Confira aqui o vídeo da NASA e a reportagem da France 24 (em inglês) sobre a descoberta.
Fonte: Rádio França Internacional