Polônia/Google –
Artigo publicado em 19 de Novembro de 2015 –
Atualizado em 19 de Novembro de 2015
Google inaugura campus de inovação tecnológica em Varsóvia
Sexto campus Google será inaugurado em 2016 no Brasil REUTERS/Dado Ruvic/Files
O Google inaugura hoje, em uma antiga destilaria de vodka na capital polonesa Varsóvia, seu quinto campus dedicado à inovação tecnológica, primeiro na Europa Central e Oriental. Esses centros de inovação do Google procuram oferecer a empresas startup espaços de trabalho de ponta, a preços baixos ou mesmo gratuitos, além da expertise técnica e mercadológica da companhia. A primeira unidade, criada em Londres em 2012, gerou 1,8 mil empregos, de acordo com a empresa. O próximo centro deve ser inaugurado em São Paulo, no primeiro semestre de 2016.
De acordo com o representante do Google na Polônia Piotr Zalewski, o campus de Varsóvia custou "vários milhões" de dólares, mas não visa o lucro nem a recuperação direta do investimento. De acordo com o comunicado publicado no site da empresa, "os campi são espaços para os empreendedores aprenderem, se contectarem e construírem empresas que vão mudar o mundo". A ideia é fornecer monitoria e treinamento não apenas das equipes do Google, mas também da comunidade startup e de empresários locais experientes.
De startup para startup
Como todas as grandes iniciativas do Google, o anúncio desse empreendimento foi calculado meticulosamente, para coincidir com o 25° aniversário das primeiras eleições democráticas polonesas. Em 4 de junho de 2014, o CEO da companhia, Eric Schmidt, comemorou em Varsóvia o fim do bloco comunista e afirmou, ao lado do premiê e presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que "o Google começou como um startup, em uma garagem. O apoio às startups está em nosso DNA". À época, Schmidt disse esperar que o Campus Varsóvia "estimule os empreendedores, fortaleçam o ecossistema de startups e encoragem ainda mais a inovação na Polônia".
De acordo com o Google, o novo campus é parte de um investimento mais extenso da empresa na região. Em Cracóvia, o grupo lançou o programa Google for Entrepreneurs, além do Laboratório de Economia Digital, em parceria com a Universidade de Varsóvia. O objetivo das duas iniciativas é "expandir o papel crucial da tecnologia digital no empoderamento da economia e avaliar as melhores políticas para a aceleração digital".