Natal/França –
Artigo publicado em 13 de Novembro de 2015 –
Atualizado em 13 de Novembro de 2015
Maioria dos franceses quer receber dinheiro como presente de Natal, indica pesquisa
Muito dinheiro no bolso é o que os franceses querem neste Natal. REUTERS
Os franceses parecem não se constranger em admitir tamanha avareza: o presente que mais gostariam de encontrar no pé da árvore de Natal esse ano é um maço bem generoso de euros. É isso que indica uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (13) pelo instituto Deloitte. Mas qual será a decepção dos avarentos ao descobrir que o presente mais distribuído em 2015 vai ser… chocolate.
No ano passado, a quantidade de franceses que preferiam receber dinheiro como presente de Natal era de 38%. Nesse ano, o número de entrevistados que deseja que o Papai Noel traga euros é ainda maior: 45%.
"Pedir dinheiro sempre tem seu lado constrangedor, pode dar a impressão que estamos passando por problemas financeiros. Mas minhas ideias de presentes se esgotaram", diz um parisiense de 37 anos entrevistado pelo jornal Aujourd'hui en France.
Entre os jovens, nada de smartphones, roupas ou sapatos, como era a tendência até o ano passado. Na faixa de 18 a 24 anos a avareza é ainda maior: 67% querem dinheiro. Além disso, ingressos para eventos, como shows, teatros e partidas esportivas, chegam em quinto lugar para a juventude francesa.
Os únicos que não se importam em rechear a carteira são os franceses pertencentes à faixa de idade dos 55 aos 64 anos. Para esses, o melhor presente de Natal é um bom livro. "Prefiro receber algo cultural de meus parentes", confessa Christophe, de 55 anos, entrevistado pelo Aujourd'hui en France na saída de uma livraria. Mas, para agradar a irmã, também na faixa dos 50 anos, e o sobrinho, de 25, ele recorrer às reservas bancárias.
Pediu dinheiro, ganhou chocolate
Mas esse não é o caso de todos os franceses. Na lista do instituto Deloitte, dinheiro ocupa a décima posição como opção de presente de Natal. Para a decepção dos avarentos, o presente mais distribuído em 2015 será chocolate, com 36% das preferências. "O produto ganhou 12 pontos em relação a 2014", indica a pesquisa.
Em todo o caso, o presente mais detestado na França são os CDs. Na era da música digital, o produto ainda é o 6° mais distribuído da lista. Mas, para 27% dos franceses, é preferível não receber nada do que os ultrapassados compact discs.