Ministro do Interior francês demitiu-se do Governo
Por
Publicado a 21-03-2017
Bruno Le Roux, Ministro do Interior.
REUTERS/Charles Platiau/File Photo
Bruno Le Roux, Ministro do Interior francês, está no centro das atenções desde segunda-feira à noite. Acusado de ter empregado as suas filhas para missões no Parlamento, Bruno Le Roux decidiu demitir-se, afirmando no entanto que não se trataram de empregos fictícios.
Depois de François Fillon, candidato às eleições presidenciais pela direita, um novo escândalo à vista em torno de alegados empregos fictícios no caso de duas filhas do Ministro do Interior, Bruno Le Roux, que entre 2009 e 2016 quando era deputado efectuou 24 contratos a prazo para as suas filhas no valor de cerca de 55 mil euros, o que não seria ilegal.
No entanto, elas eram menores na altura e os contratos no Parlamento vieram acrescentar-se a estágios profissionais e estudos liceais e universitários. A justiça abriu uma investigação.
O ministro do interior, Bruno Le Roux, já se demitiu e é substituído por Matthias Fekl, de 39 anos.
Recorde-se que, o agora antigo Ministro do Interior, encontrara-se antes com o Presidente da República, François Hollande, e o Primeiro-Ministro, Bernard Cazeneuve.
Depois dessa reunião, Bruno Le Roux deu uma conferência de imprensa em Bobigny, na Região Parisiense, na qual anunciou a sua demissão, apesar de afirmar que não foram empregos fictícios, apenas empregos de verão durante os quais efectuaram trabalhos de secretaria.
Ouça as declarações de Bruno Le Roux.
Bruno Le Roux, antigo Ministro do Interior
21/03/2017
Crónica sobre a demissão de Bruno Le Roux.
Crónica de Marco Martins
21/03/2017
ouvir
Fonte: Rádio França Internacional