JOMAV acredita que agricultura e mar resolvem problemas do país
Por
Publicado a 12-03-2017
José Mário Vaz, presidente da Guiné-Bissau
SEYLLOU / AFP
Segundo dia da primeira presidência aberta do presidente da Guiné-Bissau, pelo leste do país. Este domingo José Mário Vaz sublinhou que só com agricultura e o mar se resolvem quase todos os problemas do país.
Depois da abertura oficial da visita à população ontem em Gabu, 200 quilómetros a leste de Bissau, este domingo, José Mário Vaz esteve em contacto com a população do sector de Pirada, a 260 quilómetros da capital guineense.
O chefe de estado pediu desculpa por só agora, quase três anos depois de ter sido eleito, estar a visitar a população mas mostrou-se disponível para ver e ouvir como vive a população nas suas localidades e propor soluções.
José Mário Vaz voltou a frisar que os guineenses, só com recursos internos vão conseguir resolver os problemas do país, nomeadamente com a promoção de um melhor controlo da fronteira terrestre e marítima e, ainda, uma aposta séria na agricultura.
Para o Presidente da Guiné-Bissau a corrupção é endémica no país porque os dirigentes não querem aplicar o seu lema: "Dinheiro do Estado nos cofres do Estado". Condição que tem justificado a exoneração sucessiva de vários executivos. Todavia, José Mário Vaz espera que o Governo liderado por Umaro Sissoco Embaló vigore até ao final da legislatura em 2018.
O líder guineense já destituiu cinco governos desde que chegou à Presidência em Julho de 2014.
Amanhã, José Mário Vaz prossegue a sua presidência aberta no sector de Pitche.
Mussá Baldé, em Pirada, a acompanhar a presidência aberta de José Mário Vaz
12/03/2017
ouvir
Fonte: Rádio França Internacional