Irlanda do Norte vai a votos

0
57

Irlanda do Norte vai a votos

Por

RFI

Publicado a 02-03-2017

media
Irlanda do Norte vai a votos
© Julien Lagache

Os irlandeses são chamados esta quinta-feira às urnas para eleger o parlamento regional. Uma eleição que acontece debaixo de fortes tensões, com o Brexit e o regresso das fronteiras a inquietar a província britânica. Esta é a segunda vez que os irlandeses votam em menos de um ano, num escrutínio onde serão eleitos 90 deputados, menos 18 do que nas últimas eleições.

Nesta eleição o partido Democrático Unionista e o Sinn Féin, dados como favoritos, têm como missão formar um governo. Todavia ao longo da campanha evidenciaram-se as diferenças entre os dois partidos e vários analistas alertam para os perigos de instabilidade, caso não seja possível alcançar um acordo para um governo de coligação.

O próprio ministro para a Irlanda do Norte, James Brokenshire, lembrou que estas eleições podem por em causa a continuidade da autonomia das instituições e em último caso o regresso de Belfast ao controlo de Londres. O responsável político ressalvou ainda que este escrutino é importante para a Irlanda do Norte para negociar com a União Europeia na sequência do Brexit.

Recorde-se que a Irlanda do Norte votou 56% contra o “Brexit”, na altura defendido pelos unionistas. Um resultado que veio acelerar a crise política, mas não é a razão para as eleições antecipadas. A instabilidade vigora desde o início do ano após a demissão do vice-primeiro-ministro, à data líder do Sinn Féin, Martin McGuiness, na sequência de um escândalo financeiro e de corrupção à volta do programa de subsídios públicos às energias renováveis.

O escândalo pôs em causa a imagem de competência de Arlene Foster, a mentora do programa, e também a sua manutenção à frente do partido unionista, mesmo no caso de uma nova vitória eleitoral.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome