Herdeiro da Samsung nega acusações de corrupção

0
28

Herdeiro da Samsung nega acusações de corrupção

Por

Liliana Henriques

Publicado a 09-03-2017

media
Lee Jae Yong, herdeiro do grupo Samsung, é acusado de corrupção.
REUTERS/Jung Yeon-Je/Pool

Decorreu hoje a primeira audiência preliminar do herdeiro do império sul-coreano Samsung, Lee Jae Yong, na ausência do interessado representado pelo seu advogado. O magnata desmente todas as acusações de corrupção que pesam sobre ele no quadro de um mega escândalo que está a abalar há meses o seu país.

Lee Jae Yong, 48 anos, vice-presidente de Samsung Electronics, filho do presidente e neto do fundador do grupo, é acusado designadamente de abuso de bens sociais, dissimulação de activos no estrangeiro, perjúrio bem como de ter pago cerca de 40 milhões de Dólares de luvas a Choi Soon Sil, confidente e eminência parda da Presidente sul coreana, em contrapartida de favores políticos.

Colocado em detenção provisória desde o passado dia 17 de Fevereiro o herdeiro do gigante sul-coreano do sector electrónico que ainda recentemente teve que passar pela humilhação de ter que resgatar a nível mundial todos os seus Galaxy Note 7, o seu mais mais recente modelo de smartphone, optou por desmentir em bloco as acusações que pesam sobre ele. O seu advogado que compareceu hoje por ele diante da justiça fez valer que "as acusações não tinham substância suficiente" e que "algumas das provas apresentadas eram apenas circunstanciais".

Esta audiência preliminar durou apenas uma hora, não tendo ficado marcada mais nenhuma por enquanto. Este escândalo que já levou à destituição em Dezembro da presidente sul-coreana, uma destituição a ser eventualmente validada pelo Tribunal Constitucional na Sexta-Feira, tem igualmente possíveis repercussões a nível económico, Samsung representando um quinto do PIB da Coreia do Sul.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome