Guiné Bissau : Discórdia total no Conselho de Estado
Por
Publicado a 07-03-2017
José Mário Vaz, Presidente da Guiné Bissau
Pedro Nunes/LUSA
Decorreu, nesta Segunda – feira, até à noite, a reunião do Conselho de Estado, órgão consultivo do Chefe de Estado, num ambiente que – visívelmente – terá sido tenso, numa altura em que o País continua em crise política.
A reunião do Conselho de Estado, órgão consultivo do Presidente guineense, teria decorrido, na segunda-feira, num clima de discórdia total. Pelo menos é o que disseram aos jornalistas alguns conselheiros.
Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC, e Cipriano Cassamá, Presidente do Parlamento, disseram mesmo que houve insultos e palavras ofensivas, no meio dos debates, entre os conselheiros do Estado.
Cipriano Cassamá, o líder do Parlamento guineense, fala numa reunião que mais parecia uma cabala montada contra a sua figura.
Mesmo perante os ataques de que foi alvo, Cassamá disse que entregou uma proposta ao Chefe do Estado, José Mário Vaz, para a saída da crise política que afecta a Guiné-Bissau há quase dois anos. Grosso modo, disse que a proposta passa pela implementação urgente do Acordo de Conacri.
Oiça aqui mais pormenores, com Mussá Baldé, correspondente da RFI em Bissau
Correspondência de Mussá Baldé, em Bissau
07/03/2017
Por seu turno, Vítor Mandinga, deputado e membro do Governo, também Conselheiro de Estado, disse que a crise de que se fala não é mais do que a teimosia do PAIGC em bloquear as instituições da Republica, situação que disse ser inaceitável.
Fonte: Rádio França Internacional