13/01/2016
Unesco apoia missão arqueológica sobre reconstrução de patrimônio no Nepal
Ouvir /
Agência da ONU ressalta que tremores que atingiram o país no ano passado foram "catástrofes humanas" e também danificaram patrimônio histórico único do país.
Foto: Unesco
Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.
Os terramotos que afetaram o Nepal em 2015 não foram apenas catátrofes humanas de grandes proporções, mas também causaram uma "catástrofe cultural", a danificar o patrimônio histórico único do país.
Ainda segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, os locais históricos e culturais têm papel central na vida de milhares de pessoas.
Turismo
Estes representam uma importante fonte de renda e serão reconstruídos.
A agência da ONU patrocinou uma equipa multidisciplinar que realizou uma missão arqueológica antes da reconstrução voltada para vários monumentos no Patrimônio Mundial do Vale de Katmandu.
Arqueologia
A missão mostrou o papel que a arqueologia pode desempenhar em orientar as ações de reconstrução e reabilitação de patrimônio afetado por terramotos.
Segundo o representante da Unesco no Nepal, Christian Manhart, os "Mapas de Risco Arqueológico" vão, entre outras ações, "guiar a reconstrução e o futuro desenvolvimento destes locais históricos".
Segundo o Ocha, os dois grandes terramotos que atingiram o país em abril e maio de 2015 deixaram mais de 8,8 mil mortos e milhares de feridos. Quase 600 mil casas foram destruídas e outras 285 mil sofreram danos.
Leia Mais:
ONU alerta que impostos e alfândega atrasam entrega de ajuda no Nepal | Rádio das Nações Unidas
ONU: “bloqueio nas importações aumenta preço de comida no Nepal” | Rádio das Nações Unidas
Duras condições de inverno ameaçam vida de 3 milhões de crianças no Nepal | Rádio das Nações Unidas