12/11/2015
OMS alerta que pneumonia vai matar mais de 900 mil crianças em 2015
Ouvir /
A doença é a maior causa de morte de menores de cinco anos no mundo; Dia Mundial de Combate à Pneumonia é comemorado esta quinta-feira, 12 de novembro.
OMS alerta que a pneumonia vai matar milhares de crianças este ano. Foto: Banco Mundial
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
A Organização Mundial da Saúde, OMS, alertou que a pneumonia vai matar 922 mil crianças com menos de cinco anos este ano, no mundo.
Segundo a OMS, a doença é a maior causa de mortes nesta faixa etária seguida da diarreia, malária, meningite e HIV/Aids. O Dia Mundial de Combate à Pneumonia é comemorado esta quinta-feira, 12 de novembro.
Mortes Infantis
Vários especialistas se reúnem em Nova York para debater o que deve ser feito para acelerar o processo de queda das mortes infantis pela doença para se alcançar o mesmo nível registrado em relação à malária, Aids e sarampo.
Aproximadamente 51% de todas as mortes de menores de cinco anos por causa da pneumonia ocorrem em apenas seis países: Índia, com 178 mil, República Democrática do Congo, com 148 mil, seguidas pela Nigéria, Etiópia, Paquistão e China.
A chamada "Equipe de Inovação" é uma rede global com mais de 200 organizações e indivíduos determinados a acelerar o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias para reduzir o número de mortes causadas pela doença.
Regiões Pobres
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que "combater a pneumonia é essencial para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e criar a base das operações para acabar com todas as mortes infantis que podem ser evitadas até 2030".
A pneumonia afeta crianças e famílias em todas as partes, mas os especialistas dizem que a maioria das mortes ocorre em regiões pobres e rurais.
O custo anual do tratamento com antibióticos nos 66 países mais atingidos pela doença gira em torno dos US$ 109 milhões, o equivalente a quase R$ 400 milhões.
Segundo as autoridades, a pneumonia é um dos problemas de saúde mais fáceis de serem resolvidos. A doença pode ser evitada com vacinação anti-pneumocócica, contra o sarampo e a coqueluche, alimentação saudável e com cuidados de higiene.
O Plano Integrado de Ação Global de combate à pneumonia e à diarreia tem como objetivo acelerar o processo de controle da doença utilizando uma série de intervenções de saúde para proteger, evitar e tratar a pneumonia em crianças.