Médico brasileiro integra painel da ONU sobre resistência antimicrobiana
Ouvir /
Jarbas Barbosa da Silva, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está ao lado de outros 26 nomes de vários países; grupo de coordenação foi nomeado pelo secretário-geral nesta sexta-feira.
Foto: OMS
Monica Grayley, da ONU News em Nova Iorque.
Um médico brasileiro foi nomeado membro de um painel das Nações Unidas para coordenar uma resposta à questão da resistência antimicrobiana.
Jarbas Barbosa da Silva é presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa. Ele atuará ao lado de outros 26 membros de vários países incluindo Arábia Saudia, Reino Unido, Rússia e Suíça, entre outros.
Em setembro passado, a Assembleia Geral aprovou uma declaração política do encontro de alto nível sobre o tema.
De acordo com a ONU, a resistência antimicrobiana é um problema global que precisa de ações para evitar uma era em que antibióticos não farão mais efeito.
Nesta sexta-feira, o secretário-geral da ONU, António Guterres, decidiu estabelecer um grupo adjunto de coordenação que reúne várias agências da organização.
O objetivo do painel é oferecer diretrizes práticas para uma ação global contra a resistência antimicrobiana levando em conta o Plano de Ação Global sobre o assunto.
O grupo deve realizar sua primeira reunião dentro de algumas semanas e preparar um relatório para entregar ao chefe da ONU durante a 73ª. sessão da Assembleia Geral.
Notícias Relacionadas:
Resistência antimicrobiana é “ameaça” ao desenvolvimento sustentável
Fonte: Rádio ONU