Guterres agradece EUA por apoio e anuncia cooperação com países para reforma
Ouvir /
Declaração foi feita por Stephane Dujarric, porta-voz do secretário-geral, que comentou o anúncio da proposta de orçamento do governo norte-americano; António Guterres lembrou que cortes abruptos de fundos podem minar impacto de reformas a longo prazo.
António Guterres. Foto: ONU/Rick Bajornas (arquivo)
Monica Grayley, da ONU News em Nova Iorque.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, está comprometido a reformar as Nações Unidas e afirmou estar disposto a discutir o tema com os Estados Unidos e outros países-membros.
O objetivo é refletir sobre uma maneira mais eficiente de combater os enormes desafios enfrentados pela comunidade internacional. A declaração foi feita pelo porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric, na quinta-feira.
Votação
O porta-voz informou que a ONU tomou nota da proposta de orçamento de 2018, divulgada pela Casa Branca, e citou que o processo é complexo e longo e deve ser ainda colocado à votação.
De acordo com agências de notícias, a proposta inclui grandes cortes na diplomacia dos Estados Unidos e na ajuda externa, entre outras áreas.
Dujarric afirmou ainda que o secretário-geral da ONU está grato aos Estados Unidos pelo apoio recebido durante todos esses anos, como o maior contribuinte da organização.
António Guterres expressou seu total compromisso com a reforma das Nações Unidas e lembrou que cortes abruptos podem forçar a adoção de medidas ad-hoc que terminarão por minar o impacto de reformas de longo prazo.
O chefe da ONU ressaltou que a comunidade internacional enfrenta enormes desafios que só podem ser encarados com um sistema forte e multilateral.
Fonte: Rádio ONU