10/11/2016
Dia Mundial da Ciência celebra Museus e centros científicos
Ouvir /
Unesco afirma que a ciência "está no coração da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável"; agência da ONU cita que assunto também faz parte da agenda de Ação de Adis Abeba e dos acordos de Sendai e de Paris.
Dia Mundial da Ciência. Imagem: reprodução relatório Unesco
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, afirmou que o Dia Mundial da Ciência para Paz e Desenvolvimento tem como tema este ano: "Celebrar os Museus e Centros Científicos".
A diretora-geral da agência, Irina Bokova, disse que "a ciência está no coração da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Agenda de Ação de Adis Abeba, do Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Desastres e do Acordo de Paris sobre mudança climática".
Visão
Segundo Bokova, esses acordos simbolizam "a nova visão de prosperidade, paz e do planeta para permitir a cada sociedade criar e compartilhar conhecimento e fomentar cada fonte de inovação e criatividade".
Ela falou ainda sobre a "criação de um caminho para o futuro mais inclusivo, sustentável e justo".
A chefe da Unesco explicou que por isso, os museus e centros científicos são tão importantes.
Para ela, eles têm um papel chave para nutrir a curiosidade de mulheres e homens, como laboratórios de criatividade, catalisadores de pesquisas e como soluções para ajudar as sociedades a resolverem seus desafios.
Bokova disse que "na era digital, quando se necessita de novas iniciativas para promover o aprendizado da ciência fora das salas de aula, os museus são locais privilegiados de educação".
Compartilhe
Fonte: Rádio ONU