Conselho de Segurança diz que teste da Coreia do Norte aumenta tensões
Ouvir /
Órgão afirmou que ação representa uma grave violação das obrigações do país de acordo com com várias resoluções impostas desde 2006; membros do Conselho disseram que teste aumenta as tensões na região.
Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/Rick Bajornas
O Conselho de Segurança da ONU condenou os lançamentos de mísseis balísticos realizados pela Coreia do Norte no último domingo.
Os países-membros afirmaram que o lançamento representa uma grave violação das seis resoluções impostas ao país desde 2006.
Tensões
Segundo o conselho, essas atividades aumentam as tensões por toda a região e também em outras áreas e o risco de uma corrida armamentista regional.
O órgão lamentou que o governo norte-coreano tenha desviado recursos para buscar mísseis balísticos enquanto sua população não tem suas necessidades atendidas.
Os países integrantes do Conselho de Segurança pediram a todos os Estados-membros que redobrem os esforços para implementar as sanções e medidas contra a Coreia do Norte.
Diálogo
Eles reiteraram também a importância da manutenção da paz e da estabilidade na Península Coreana e nas regiões norte e leste da Ásia. Os membros do conselho expressaram ainda compromisso com uma solução pacífica, política e diplomática para a situação.
Eles saudaram os esforços para facilitar uma resolução ampla e pacífica através do diálogo.
Além disso, o Conselho de Segurança enfatizou a importância vital da Coreia do Norte demonstrar um compromisso sincero com a desnuclearização e com o trabalho para reduzir as tensões na região.
Notícias relacionadas:
Aiea preocupada com programa nuclear da Coreia do Norte
Coreia do Norte rejeita condenação internacional a lançamento de míssil
Fonte: Rádio ONU