29/11/2015
Chefe da ONU “cautelosamente otimista” com acordo na COP21
Ouvir /
Ban Ki-moon fez a declaração em entrevista exclusiva à Rádio ONU, em Paris; Conferência sobre Mudança Climática começa nesta segunda-feira na capital francesa com a participação de 150 presidentes e chefes de governo, entre eles, a brasileira Dilma Rousseff.
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, concede entrevista à Rádio ONU em Paris. Foto: ONU/Rick Bajornas.
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou, este domingo, que está convencido e “cautelosamente otimista” de que os líderes mundiais irão adotar um “ambicioso” acordo sobre o clima na COP21, em Paris.
Ban fez a declaração em entrevista exclusiva à Rádio ONU, na capital francesa, na véspera da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática que começa esta segunda-feira, 30 de novembro.
Ação
Ele afirmou que “o momento para ação é agora”. Ban disse que tem visto um crescente “ímpeto político” entre os Estados-membros considerando todo esse fenômeno da mudança climática, que tem causado impactos no mundo inteiro.
Ban falou também sobre as causas da mudança climática.
O secretário-geral disse que “a ciência já deixou bem claro que o fenômeno da mudança climática é causado por atividades humanas”. Segundo Ban, é mais do que natural que os seres humanos mudem o comportamento para uma forma sustentável.
Liderança
O chefe da ONU afirmou que “não há tempo a perder” e por isso pediu aos líderes mundiais que demonstrem “sua liderança moral e coletiva pela humanidade”.
Aproximadamente 150 presidente e chefes de Estado vão participar do encontro que vai durar até 11 de dezembro, inclusive a líder brasileira, Dilma Rousseff.
O objetivo é firmar um acordo universal para manter o aumento da temperatura global abaixo de 2ºC, entre outros.
Leia Mais:
Ban e Hollande discutem acordo sobre o clima em Paris
Papa Francisco pede aos líderes para firmarem um forte acordo em Paris
Empresas pedem que acordo climático global inclua cobrança de carbono