Assim como me acontece com as irmãs de misericórdia, meus registros preferidos do Xmal Deutschland são do primeiro disco cheio pra trás.
Em 2024, no mesmo 08 de março em que Anja Huwe lançava seu primeiro disco solo, Codes, a Sacred Bones pôs no mercado uma compilação feita sob medida pra mim – e pra todos que esperavam um catado das primeiros gravações das então jovens gurias alemãs.
Early singles 1981-1982 encapsula os disquinhos que Anja e cia. (à época a banda era um quinteto formado só por mulheres) soltaram pelo selo Zickzack, sendo o segundo deles o clássico “Incubus succubus”.
Nas 08 canções que compõem o pequeno porém valioso pacote ainda não há a mão e a grana da 4AD envolvidos, então é o Xmal cru, primal, com uma vocalista recém colocada no posto e a guitarra de Manuela Rickers mais cortante que nunca.
Pra quem desconhece, hora de tomar contato com algumas pérolas escondidas do universo goth/pós-punk (a versão ao vivo de “Allein” é qualquer coisa). Pra quem já conhece, hora de relembrar.
Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos