Esse papo de ‘tal disco completa tantos anos’ às vezes enche o saco, mas é impossível deixar alguns aniversários passarem em branco. É o caso de Is this real?, estreia de Greg Sage e seu seminal Wipers, lançado em janeiro de 1980.
Mesmo não tão louvado – ou falado – quanto os dois álbuns seguintes da banda de Oregon, é tão importante e influente quanto. Contemporâneos de outros monstros do submundo roqueiro norte-americano do começo dos 80’s, como Husker Du (e todo cast da SST), R.E.M, Dino Jr e outros, só tiveram reconhecimento já com uma longa estrada percorrida, quando nos anos noventa Kurt Cobain e Courtney Love regravaram suas músicas.
Enfim, voltando a Is this real?: é um disco cru, acelerado, simples e nervoso, ou seja, essencialmente punk. Mas quando descarrilha e sai ‘do básico’ – seja nas quebras rítmicas, nas texturas da Gibson de Sauge ou em suas letras sombrias – o bagulho fica doido e foge dos padrões do punk rock da época (se é que ele tem padrões).
Além disso dizem que se você escutar “Potential suicide” no escuro com uma vela acesa Mr. Cobain vai aparecer e jurar de joelhos que nunca quis copiá-la.
Essencial!
Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos