VA – Strum & Thrum: The American Jangle Underground 1983​-​1987 (2020)

0
10

VA – Strum & Thrum: The American Jangle Underground 1983​-​1987 (2020)

 

Estou há dois dias sem conseguir sair desse disco! Desde que o Malizia me passou a fita dele, ontem durante uma conversa virtual na rede azul, simplesmente não desgrudo os ouvidos de Strum & Thrum: The American Jangle Underground 1983​-​1987, primeira coletânea de uma série chamada Excavations lançada pela Captured Tracks em 2020.

Como o nome bem explica, no álbum a gravadora novaiorquina compilou uma fatia considerável de artistas do lado B da cena jangle/indie estadunidense dos anos 80 de onde vieram bandas ‘maiores’ como R.E.M. e Rain Parade, entre outras. Num trabalho de garimpo primoroso inspirado por similares de selos como Soul Jazz e Numero Group, a CT reuniu nada menos que 28 grupos (quase) completamente desconhecidos do submundo roqueiro ianque para, obviamente, me dar horas de trabalho pesquisando cada uma delas hahahaha.

De todas as bandas presentes em Strum & Thrum só conhecia – de ler algo sobre – as gurias do Salem 66 e logo me apaixonei pelo Crippled Pilgrims (que o Renato me disse serem conhecidos. Só por ele, claro rs), mas como dito no parágrafo acima essa coleta me renderá um bocado de tempo escavando a escavação da Captured Tracks, porque há muita coisa absolutamente do caralho nela, inclusive a primeira aventura musical da querida Linda Hopper do Magnapop chamada Holiday, onde ela tocava com Lynda Stipe, irmã de um certo Michael Stipe tão importante para o rock alternativo…

Enfim (PORRA, COMO USO ESSA PALAVRA EM FINAIS DE TEXTOS), se você é do clube dos diggers lhe desejo uma boa viagem por esse mundo perdido desencavado por Mike Snipe e cia.; caso só queira 1h30 de ‘velha nova música’ sensacional, também lhe desejo uma boa viagem, porque é exatamente isso que você terá ao apertar o play logo abaixo. Parabéns, obrigado e longa vida a Captured Tracks. E Obrigado, Malizia. Tu é foda ❤️!

Essencial!

 

Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome