Muitas vezes chamada de ‘a primeira banda punk de Debiie Harry’ – graças ao sucesso do Blondie e À PRESENÇA de Debbie – o Stllettos na verdade é o grupo de Elda Stilletto, uma das figuras centrais no nascimento do punk novaiorquino.
Nascida em 1947 como Elda Gentile, ela viveu in loco a efervescência cultural de Nova Iorque do final dos anos 60 em diante, fazendo rolês com Andy Warhol, New York Dolls, Magic Tramps (cujo vocalista Eric Emerson é pai de seu filho Branch), Ramones e cia. e vendo o bagulho todo explodir em lugares como CBGB e Max’s Kansas City. Aliás foi no Max’s que ela conheceu uma garçonete chamada Deborah Ann Harry, em pouco tempo recrutada para a nova banda que Elda montara após o final do Holly Woodlawn’s Pure Garbage, chamada Stillettos.
Além de Debbie o grupo contava ‘oficialmente’ com Rosie Ross nos vocais, Cheetah Chrome (guitarrista do Dead Boys/Rocket From The Tomb), Walter Lure e Billy Rath (ambos dos Heartbreakers), Tish e Snooky (Sick Fucks), Fast Eddie (irmão de Elda) e Buddy Bowser (do New York Dolls); mas ‘não oficialmente’ passaram por suas fileiras Chris Stein (depois namorado de Debbie, com quem formaria o Blondie), Sylvain Sylvain (dos Dolls), Johnny Thunders, Robert Fripp (sim, aquele Fripp) e Lenny Kaye (Patti Smith Group), entre tantos outros amigos e/ou entusiastas no furacão Elda.
Mesmo sendo peças-chave da cena punk da grande maçã, os Stillettos nunca gravaram um álbum, até que em 2005 sua fundadora reuniu os registros da banda na compilação Punk trampoline, que em 14 canções dá uma ideia do que era esse combo. E se após escutar o disco você não colocar “Anti disco” como uma de suas faixas preferidas, considere-se persona non grata por aqui hahahaha.
Descubra ou redescubra. Mas de qualquer forma ouça no talo!
No spotifuck
Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos